Controle de perdas causadas por rupturas nas gôndolas em uma rede de supermercado no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6968Palavras-chave:
Rupturas. Supermercado. Vendas perdidas.Resumo
O tema rupturas em supermercados está em constante análise, pois, além de perder vendas, o varejista influencia negativamente na fidelização dos clientes à marca dos produtos faltantes, comprometendo os resultados operacionais. Apesar das tecnologias desenvolvidas, o nível de ruptura, nos últimos sessenta anos, manteve-se muito elevado, a cada 100 itens, oito estão em falta nas gôndolas. Neste artigo, objetivou-se identificar as principais causas de rupturas e criar planos de ações para contê-las. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, adotou-se metodologia de natureza qualitativa, aplicou-se um questionário e efetuaram-se entrevistas com os gerentes e encarregados de cinco setores diferentes de uma rede de supermercado. Foram identificados sete passos para reverter ou diminuir a ruptura nas gôndolas, e somente dois respondentes seguiam todos eles. Verificou-se a importância de ter uma ferramenta eficaz no combate à perda por ruptura, dado seu impacto negativo junto aos consumidores e seus reflexos no varejo.