Proposta de implementação de células semiautônomas na indústria metalúrgica por meio da metodologia PDCA

Autores

  • Leilaine Chagas de Araújo Santos Silva Centro Universitário Farias Brito - FB UNI
  • Mauricio Johnny Loos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n4.7868

Palavras-chave:

PDCA, Células Semiautônomas, Autogerenciamento.

Resumo

 

Este artigo apresenta uma proposta de implantação de células de autogerenciamento ou células semiautônomas, que são formas de organização do trabalho onde os grupos são encarregados de todas as etapas de um processo de fabricação. A experimentação do método foi realizada em uma célula de uma empresa multinacional de refrigeração comercial, na região Centro Oeste do Brasil. Neste sentido, o presente trabalho buscou propor, através da metodologia PDCA, os passos que deverão ser percorridos para que sejam obtidas mudanças no comportamento das equipes e melhorias no processo produtivo, que permitam delegar o gerenciamento das atividades padrões para os trabalhadores organizados em células. Ao final desta proposta, são elencadas as principais vantagens e desvantagens do método e a importância do patrocínio da alta gestão na obtenção dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilaine Chagas de Araújo Santos Silva, Centro Universitário Farias Brito - FB UNI

Especialista em Engenharia de Produção

Mauricio Johnny Loos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção

Referências

Apolinário, F. (2012) “Metodologia da ciência. Filosofia e prática da pesquisa.” 2 ed. São Paulo: Cegage Learning.

Araújo, G. H. S. D. (2016). Cooperação: análise da percepção de um grupo de empresários participantes do arranjo produtivo local de moda de São Gonçalo–RJ.

Campos, V. F. (1992). TQC: controle da qualidade total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 11.

Capra, F., & Eichemberg, N. R. (2006). A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos (Vol. 6). São Paulo: Cultrix.

Contador, J. C. (1995). Células de manufatura. Production, 5(1), 45-64.

Da Fonseca, A. V., & Miyake, D. I. (2006). Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para solução de problemas da qualidade. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, pages 1-9, Fortaleza, CE.

Esteves Agostinho, M. C. (2003). " Administração complexa": revendo as bases científicas da administração. RAE-eletrônica, 2(1).

Junior, L. A. (2006). Autogestão em celulas de manufaturas: requisitos para aplicação e avaliação em uma empresa de autopeças.

Hillesheim, S. W., & Cosmo, J. R. (1988). GSA-Grupos Semi-autônomos. Rio de Janeiro, COP Editora.

Hornburg, S., Will, D. Z., & Gargioni, C. (2007). Introdução da Filosofia de Melhoria Continua nas Fábricas através de eventos Kaizen. Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Maresca, L. (2007). Aplicação do Methods Time Measurement (MTM) como instrumento de melhorias em uma linha de montagem: Estudo de caso.

Mark, N. P. (2002). Cultural transmission, disproportionate prior exposure, and the evolution of cooperation. American Sociological Review, 323-344.

Matos, E., & Pires, D. (2006). Teorias administrativas e organização do trabalho: de Taylor aos dias atuais, influências no setor saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 15(3).

Medeiros, S. F. D. (2002). Metodologia para implantação de células autônomas ou semi-autônomas focada no desenvolvimento de competências.

Moen, R., & Norman, C. (2006). Evolution of the PDCA cycle.

Oliveira, I. M. D. et al. (2016) Balanceamento de linha e arranjo físico: estudo de caso em uma linha de produção de cabines para máquinas de construção. Exacta – EP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 101-110

Pacheco, P. P. (2004). Princípios da administração complexa e células Semi-autônomas: um estudo de caso na Embraco. Dissertação (Pós-Graduação em Administração) – UDESC, Joinville.

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2009). Administração da produção. São Paulo: Atlas.

Sousa, S. R. O. et al. (2016) A importância da ferramenta PDCA no processo industrial portuário: estudo de caso em um carregador de navios. Exacta – EP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 111-123.

Tôrres, J. J. M. (2015). Teoria da complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia1. Revista Integra Educativa, 2 (2).

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso: Planejamento e método. 2ºed. Tra. Daniel Grassi. Porto Alegre-Rio Grande do Sul: Bookman.

Downloads

Publicado

15.10.2019

Como Citar

Silva, L. C. de A. S., & Loos, M. J. (2019). Proposta de implementação de células semiautônomas na indústria metalúrgica por meio da metodologia PDCA. Exacta, 17(4), 299–313. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n4.7868

Edição

Seção

Artigos