Utilização do plano de amostragem por skip-lote para aumento do índice de roteiros inspecionados em indústria de refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n3.7865Palavras-chave:
Skip-lote, Inspeção, Plano de amostragem, Refrigeração, Linha Branca.Resumo
Este artigo apresenta a implementação do plano de amostragem por skip-lote em uma indústria de refrigeração. A aplicação da teoria objetiva melhorar a eficiência no setor de recebimento de materiais após redução do quadro de colaboradores. O trabalho adota o estudo de caso como abordagem metodológica cujas evidências foram coletadas por meio de documentos internos da empresa e através da utilização de ferramentas da qualidade tais como: Diagrama de Ishikawa; 5 porquês, 5W1H e PDCA. Os resultados demonstraram que, após a implementação do plano de amostragem por skip-lote, elevou-se o percentual de roteiros inspecionados de 90,35% (terceiro quadrimestre de 2016) para 97,61% no primeiro quadrimestre de 2017. Com esses resultados obtidos, conclui-se que as organizações devem sempre buscar a melhoria contínua com intuito de resolver problemas do cotidiano e melhorar seus processos. Neste caso a melhoria foi atingida contribuindo com a redução do tempo de espera de itens que aguardam necessidade de inspeção para abastecimento da linha de produção.
Downloads
Referências
ABNT, N. (1985). 5427: Guias para utilização da norma NBR 5426–Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos, 26P.
Berto, M. (2003). Avaliação de fornecedores: um modelo para inovação e melhoria contínua no Setor Metal-Mecânico.
Bressan, F. (2000). O método do estudo de caso. Administração on line. Revista Eletrônica da FECAP. São Paulo: SP, 1(1).
Carelli, F. P. L., Rodriguez, C. M. T., & Rôa, L. M. (2016). Proposta de adequação do processo de inspeção com base nos conceitos do lean manufacturing: estudo de caso em um fabricante de equipamentos agrícolas. Journal of Lean Systems, 1(4), 66-86.
Castro, D. R. C., & De Souza, V. F. A aplicabilidade dos gráficos de controle nas empresas como modelo de inspeção para a avaliação da qualidade. Disponível< http://www. abepro. org. br/biblioteca/ENEGEP2012_TN_STP_158_921_20804. pdf>. Acessado em: 16/09/2017.
De Mello Cordeiro, J. V. B. (2017). Reflexões sobre a Gestão da Qualidade Total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão?. Revista da FAE, 7(1).
Deboni, J. E. Z., & Gregolin, R. (2008). Inspeção de Qualidade em Descrições de Casos de Uso: Uma Proposta de Modelo e Artefatos. VII SBQS, Florianópolis–SC, Brasil.
Galina, V. (2010). Estudo e implementação computacional de planos amostrais para aceitação de lotes de produtos.
GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro:
Qualitymark, 2002.
Marinho, B. D. L., & Neto, J. A. (1997). A necessidade de gerenciamento da qualidade de fornecedores no ambiente globalizado. Disponível< http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1997_t4209.pdf>. Acessado em: 14/09/2017.
Peinado, J., & Graeml, A. R. (2007). Administração da produção. Operações industriais e de serviços. Unicenp.
Rocha, L. C. S., Carvalhais, J. F., & Martins, M. L. (2015). Gestão da qualidade como estratégia para melhorias no rendimento operacional de indústrias queijeiras. Revista Administração em Diálogo-RAD, 17(1).
Souza Junior, A. D. (2014). Inspeção e recebimento de materiais de uma indústria de autopeças na região metropolitana de Curitiba.
Vasconcelos, D. S. D., Souto, M., Gomes, M. D. L. B., & Mesquita, A. M. (2009). A utilização das ferramentas da qualidade como suporte a melhoria do processo de produção–Estudo de caso na indústria têxtil. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de produção, Salvador, BA, 6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Exacta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.