Análise de desempenho dos Insumos de Inovação do Sistema Nacional de Inovação do Brasil

Autores

  • Juraci Ferreira Galdino Exército Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8125

Palavras-chave:

Inovação, Insumos de Inovação, Índice Global de Inovação, Hélice Tripla.

Resumo

Com base nos indicadores do Global Innovation Index (GII), foram analisados os Insumos de Inovação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) do Brasil, de 2013 até 2017, objetivando identificar seus gargalos e tendências. Os indicadores foram agrupados em quatro classes, cada qual contendo a mesma quantidade de países, conforme similaridade de desempenho. Esse tipo de agrupamento facilitou a análise de desempenho e a obtenção de tendências do SNI do Brasil. Nos casos em que ocorreram modificações nas variáveis utilizadas na medição dos indicadores do GII, foram realizados exercícios contrafactuais para mitigar os efeitos dessas modificações nas análises da evolução dos Insumos de Inovação. Os estudos aqui apresentados mostram que o pilar Instituições é o principal gargalo ao avanço do SNI do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juraci Ferreira Galdino, Exército Brasileiro

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, 1990; Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiro Militar (CFOEM) pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), 1992; Mestrado em Engenharia Elétrica pelo IME, 1997; Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, 2002; Curso de Aperfeiçoamento Militar pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2003; Curso de Preparação aos Cursos de Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), 2004; Curso de Especialização em História Militar Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2009; Curso de Comando e Estado-Maior do Exército pela ECEME, 2010; Curso Superior de Defesa, Escola Superior de Guerra (ESG), 2017; Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (ESG), 2017. Exerceu recentemete a função de Chefe do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Comunicações Aplicadas à Defesa (NIPCAD) do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), Supervisor do Projeto RDS-Defesa e Pesquisador do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), coordenador do convênio Programa Nacional Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa, FINEP, e Subchefe do Centro Tecnológico do Exército. É colaborador dos programas de pós-graduação de Engenharia Elétrica e Engenharia de Defesa do IME. Possui cerca de 110 publicações, foi Jovem Cientista do Nosso Estado de 2007 até 2015, FAPERJ, e Pesquisador Nível 2 do CNPq de 2009 até 2012, sua biografia foi incluída nos seguintes livros: Who's Who in the World, Who's Who in Science and Engineering, Leading Engineers of the World e 2000 Outstanding Intellectuals of the 21st Century. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações; em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade; Estatística; e na área de Inovação e Gestão de C&T. Possui a medalha do Pacificador, Ordem do Mérito Militar, Medalha Militar de Prata com Passador de Prata e Distintivo de Comando Dourado. Atualmente, Galdino é Coronel do Exército Brasileiro e exerce a função de Chefe da Agência de Gestão da Inovação Tecnológica (AGITEC) do Exército Brasileiro.

Downloads

Publicado

24.05.2019

Como Citar

Galdino, J. F. (2019). Análise de desempenho dos Insumos de Inovação do Sistema Nacional de Inovação do Brasil. Exacta, 17(2), 75–93. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8125

Edição

Seção

Artigos