Uma Reflexão da Literatura Sobre Técnicas Computacionais Aplicadas À Gestão Da Manutenção de Trens

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.22639

Keywords:

maintenance planning and control, railway, computational models

Abstract

This text aims to provide guidance on the current state of the literature on aspects related to the application of computational resources to improve the management of rolling stock maintenance and, based on that, propose guidelines for researchers on the subject. This study presents a literature review with applied research articles. In conclusion, we found that linear programming, genetic algorithms and neural networks bring good results in helping railway maintenance managers. It should be noted that there is still a preference for automating manual work in order to achieve cost reduction or maximize the use of maintenance resources. Due to the large increase in research on applications of computing resources, this article brings generalizations of applications for the same topic, which is the maintenance of rolling stock and the difficulty of managing these assets.

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Author Biographies

Josemar Coelho Felix, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Ciência da Computação na UFOP e professor do IFMG- Campus Ouro Branco. Ele tem experiência na área de Gestão da Manutenção, Engenharia Ferroviária, Informatica e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão digital-educativa, popularização da ciência, educação empreendedora e inovação tecnológica, Aprendizado de Máquina.  

Rodrigo Cesar Pedrosa Silva, UFOP

Ph.D. em Engenharia Elétrica pelo Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da McGill University, Canadá. Ele obteve seu mestrado em Engenharia Elétrica no campo de Inteligência Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Durante a graduação e o mestrado, trabalhou em métodos de aprendizado de máquina para a configuração automática de algoritmos de otimização. Durante o doutorado, parcialmente financiado pela Automotive Partnership Canada (http://www.apc-pac.ca) e pelo Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERQ), trabalhou no desenvolvimento de algoritmos de otimização eficientes para o projeto de motores elétricos para tração. Mais especificamente, desenvolveu técnicas de redução de objetivos e seleção de modelos substitutos (baseados em aprendizado de máquina) para reduzir o custo do processo de otimização baseado em modelos de alta precisão (e.g., modelos baseados em elementos finitos). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ministra as disciplinas de Inteligência Artificial e Introdução à Otimização.        

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Published

2024-03-11

How to Cite

Felix, J. C., & Silva, R. C. P. (2024). Uma Reflexão da Literatura Sobre Técnicas Computacionais Aplicadas À Gestão Da Manutenção de Trens. Exacta, e22639. https://doi.org/10.5585/2024.22639

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Papers