O processo de divulgação de recall: as práticas da indústria automobilística e a influência na resposta do consumidor

Authors

  • Ivan Luiz Laranjeiras Silva Uninove
  • Felipe Araujo Calarge Uninove
  • Fernando Pedro Rosa Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v9i2.2984

Keywords:

Indústria Automobilística, Recall, Custos da qualidade

Abstract

Dados concretos da indústria automotiva no Brasil mostram que a produção de veículos automotores já passa dos três milhões, e traça uma trajetória ascendente no volume de produção desde 2004, figurando atualmente como sexta maior produtora do mundo. Todo esse extenso mercado consumidor está suscetível a variabilidade na qualidade do produto, quando neste ocorrem defeitos que extrapolam as barreiras internas do fabricante. Quando este defeito é nocivo para segurança e saúde do usuário, o fabricante do produto tem a responsabilidade de realizar uma campanha informativa ao público consumidor referente ao defeito em questão, o que denomina-se Recall. Visando melhor compreender a forma como o anúncio e a divulgação de um Recall acontece na indústria automotiva, esta pesquisa apontou que a principal forma de divulgação é através da comunicação impressa e que algumas empresas não divulgam os dados referentes aos Recalls em seu sítios da internet.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivan Luiz Laranjeiras Silva, Uninove

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Published

2011-11-17

How to Cite

Silva, I. L. L., Calarge, F. A., & Rosa, F. P. (2011). O processo de divulgação de recall: as práticas da indústria automobilística e a influência na resposta do consumidor. Exacta, 9(2), 157–168. https://doi.org/10.5585/exacta.v9i2.2984