Modelo de programação inteira para a otimização da produção de carne de novilhos em rebanhos de corte: um estudo de caso

Authors

  • André Andrade Longaray UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • Thiago Pinto Damas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n2.4288

Keywords:

LP SOLVE. Pecuária. Programação inteira.

Abstract

Este artigo descreve as etapas da aplicação de um algoritmo de programação inteira para a otimização da área destinada à criação de animais do tipo novilho jovem para a pecuária de corte de uma propriedade rural familiar localizada na região sul do Rio Grande do Sul. O problema balizador da pesquisa se relaciona à determinação da produção ótima de carne oriunda da pecuária de corte extensiva, levando em consideração as restrições de área de campo disponível, lotação de gado por hectare e a raça dos animais a serem criados. Para tanto, foi procedida a formulação de um modelo que contemplasse todas as restrições identificadas, para um ciclo produtivo de quatro anos, com a discriminação da quantidade de terneiros comprados, bem como o seu peso de venda. Foi possível determinar a melhor utilização possível para a área total disponível e o ganho médio mensal por faixa etária de novilhos.

Downloads

Author Biographies

André Andrade Longaray, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Doutor em Engenharia de Produção, professor da Universidade Federal de Rio Grande desde 1998 lecionando a disciplina de pesquisa operacional. Membro da ABEPRO e da SOBRAPO. líder do LabSADi-FURG.

Thiago Pinto Damas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Engenheiro de Computação, Administrador de Empresas. Pesquisdor do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias e Estudos em Sistemas de Apoio à Decisão - LabSADi - FURG.

Published

2013-12-12

How to Cite

Longaray, A. A., & Damas, T. P. (2013). Modelo de programação inteira para a otimização da produção de carne de novilhos em rebanhos de corte: um estudo de caso. Exacta, 11(2), 161–172. https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n2.4288
Crossref
0
Scopus
0

Most read articles by the same author(s)