Quais são os Principais Motivos para Obter a Certificação NBR ISO 14001? Um Estudo com Empresas do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Lenon Schmitz Brisolara Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Vinicius Castro da Silva Universidade Federal de Pelotas.
  • Natali da Silveira Cardoso Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.393

Palavras-chave:

Certificações, ISO 14001, Sustentabilidade, Competitividade de Mercado

Resumo

A certificação ambiental é considerada como avanço da gestão ambiental da empresa que busca adequar seus processos continuamente para que diminuam os danos ao meio ambiente, evitando o comprometimento da qualidade de vida da comunidade. Este estudo tem como finalidade descobrir o que leva as empresas do Rio Grande do Sul a aderirem à norma de certificação ambiental ISO 14001, entendendo a sua relação com a competitividade interna e externa, que é crescente no mundo devido à globalização. A competitividade de mercado é tão acirrada que, para evitar a entrada de mercadorias em determinados países, são criadas barreiras não tarifárias, como é o caso da exigência de normas de certificação ambiental. Mesmo assim, há baixo índice de adesão de empresas do Rio Grande do Sul à norma ISO 14001. Através de pesquisa, apurou-se o porquê de o Estado possuir apenas seis organizações certificadas: os altos custos da implantação é que a torna inviável para empresas de pequeno e médio porte, as quais não possuem aporte econômico e financeiro para a adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenon Schmitz Brisolara, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Atualmente é Acadêmico do Curso de Administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Gestor da Able Corretora de Seguros. Formou-se no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Federal de Pelotas em 2014.

Vinicius Castro da Silva, Universidade Federal de Pelotas.

É doutorando em Direito (2015) pela Universidade do Porto e doutorando em Política Social (2015) pela Universidade Católica de Pelotas. É graduado em Direito (2004) e mestre em Política Social (2012) pela Universidade Católica de Pelotas. Possui especialização em carreiras jurídicas ligadas ao Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público -ESMP/RS (2006) e também é especialista em Direito Público pela UNIDERP (2011). Atualmente é Professor Assistente junto à Universidade Federal de Pelotas - Administração e Especialização em Direito Ambiental, membro do Grupo de Pesquisa AQUARES/CNPq, vinculado às linhas de pesquisa Judicialização da Saúde e Avaliação de Serviço de Saúde (2014).

Natali da Silveira Cardoso, Universidade Federal de Pelotas.

Formada no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Federal de Pelotas em 2014, atualmente faz Especialização em Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

22.07.2016

Como Citar

Brisolara, L. S., da Silva, V. C., & Cardoso, N. da S. (2016). Quais são os Principais Motivos para Obter a Certificação NBR ISO 14001? Um Estudo com Empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(2), 64–75. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.393

Edição

Seção

Artigos