Inovação de Processo: Uma Análise em Empresas com Práticas Sustentáveis

Autores

  • Lorena Bezerra Barbosa Calazans Universidade Federal de Alagoas
  • Glessia Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.395

Palavras-chave:

Inovação, Inovação de Processo, Processo Produtivo, Sustentabilidade.

Resumo

As organizações que relacionam a inovação à questão ambiental podem promover o aparecimento de novas e importantes tecnologias e realizar grandes mudanças nos seus produtos e processos. Diante disso, este estudo tem por objetivo compreender como ocorrem as inovações de processo em empresas com práticas sustentáveis. Para tanto, foi feita uma análise documental de três grandes empresas inovadoras e com processos sustentáveis. Como resultado, as organizações estudadas apresentaram um contexto avançado de sustentabilidade, caracterizado por visão holística da sustentabilidade nas estratégias de negócio, proatividade, grandes investimentos e, principalmente, pela utilização das mais variadas tecnologias para inovar em seus processos. Esses aspectos têm gerado melhoria na competitividade, redução de custos, expansão de mercado, novas parcerias, melhoria contínua e elevação da qualidade de seus produtos e serviços, além de melhoria nos critérios de seleção e desenvolvimento de fornecedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Bezerra Barbosa Calazans, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL , com ênfase na área da inovação, gerenciamento de projeto e processo de produção. Agente Local de Inovação do SEBRAE.

Glessia Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em processos gerenciais. Tem interesse de pesquisa em: inovação, inovação aberta, micro e pequenas empresas e empreendedorismo. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como professora substituta do Departamento de Administração, nas disciplinas de custos, finanças e produção. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, no curso de Engenharia de Produção. Atua em projetos de pesquisa do Fórum de Inovação da FGV/EAESP.

Downloads

Publicado

22.07.2016

Como Citar

Calazans, L. B. B., & Silva, G. (2016). Inovação de Processo: Uma Análise em Empresas com Práticas Sustentáveis. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(2), 115–129. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.395

Edição

Seção

Artigos