Consumidor ou Cidadão: Um Estudo Sobre as Externalidades Negativas no Consumo de Energia

Autores

  • Luciano Ferreira da Silva PUC-SP UNINOVE
  • Giovana Cecchetto Cunto UNINOVE
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.196

Palavras-chave:

Externalidades, Comportamento do Consumidor, Consumo consciente, Consumidor-cidadão.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir como as externalidades negativas geradas do consumo podem impactar no mesmo indivíduo em seu papel de cidadão e consumidor. Para tanto, a fim de evidenciar essa relação foi apresentado o sistema de geração, distribuição e consumo de energia elétrica. Sendo que quanto aos procedimentos metodológicos adotou-se como abordagemo estudo do tipo exploratório-dedutivo, ou seja, partiu-se de conceitos gerais sobre o comportamento do consumidor e das externalidades, para construiruma relação entre os dois conceitos com o objetivo de explicar um consumo-cidadão. Com relação à análise, foi adotado um enfoquequalitativo, sendo utilizada para sua apreciação a análise de conteúdo. Os principais resultados desta pesquisa que podem ser destacados são que tanto as externalidades negativas geradas da produção e distribuição quanto as externalidades negativas do consumo são absorvidas pelos indivíduos em seus papéis de consumidores ou de cidadãos. No caso em questão, as externalidades são assimiladas na conta de energia ou na conta do governo. Portanto, de qualquer forma o indivíduo irá pagar, como consumidor ou como cidadão. Assim, ao entender que as externalidades geradas em processos de consumo serão internalizadas e direcionadas ao próprio indivíduo, pode se construir uma percepção de “consumidor-cidadão”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Ferreira da Silva, PUC-SP UNINOVE

Doutorado em administração em andamento na Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos, Especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Administração de Recursos Humanos e graduado em Administração de Empresas. Experiência em organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, levantamento de novas oportunidades de negócios e treinamentos. Autor do livro "Revoluções Legais - a advocacia e a política brasileira" e outros trabalhos acadêmicos. Professor universitário das disciplinas de Teoria das Organizações, Marketing, Administração, entre outras.

Giovana Cecchetto Cunto, UNINOVE

Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdades Associadas de São Paulo (1995) , especialização em Administração em Marketing pelo Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1998) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) . Atualmente é sócia-gerente da C&C Com. Editorial e Prom. de Eventos Ltda, professor titular da Universidade Nove de Julho.

Arnoldo José de Hoyos Guevara, PUC-SP

graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) , doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970) , e fez pos-doutorado na Universidade de Oxford - UK ( 1985 ). É representante no Brasil da World Future Society (www.wfs.org), e do Projeto Milênio (www.millennium-project.org) rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais , e publica seu informe State of The Future (http://www.millennium-project.org/millennium/publications.html ) publicação que, nas palavras do Secretario Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon : ".. propociona invaluaveis insights sobre o futuro das Nações Unidas , seus Estados Membros , e a Sociedade Civil " . Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP (www.nef.org.br) e da ONG educacional Gira Sonhos (www.girasonhos.org.br). É professor da pós-graduação em Administração da PUCSP. Áreas de Interesse atual: Métodos Quantitativos , Estudos do Futuro, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Conhecimento Valores e Consciência. Publicou em co-autoria o livro Da Sociedade do Conhecimento a Sociedade da Consciência pela Editora Saraiva; e outros sendo o mais recente Educação para a Era da Sustentabilidade. É responsável no Brasil pela organização dos International Conferences on Innovation and Managment ICIM ( www.pucsp.br/icim ) em colaboração com equipes de Universidades da China, Japão, Holanda, Finlândia e Malásia ; bem como editor responsavel pelo Journal on Innovation and Sustainability ( http://revistas.pucsp.br/risus).

Downloads

Publicado

22.07.2016

Como Citar

Silva, L. F. da, Cunto, G. C., & Guevara, A. J. de H. (2016). Consumidor ou Cidadão: Um Estudo Sobre as Externalidades Negativas no Consumo de Energia. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(2), 130–145. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.196

Edição

Seção

Artigos