Dia de Bicicleta ao Trabalho: Uma Potencial Ferramenta para Planejamento e Promoção da Mobilidade Sustentável

Autores

  • Luis Claudio Brito Patricio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Leandro Kruszielski Professor Assistente do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i3.619

Palavras-chave:

Bicicleta. Mobilidade urbana. Medidas de incentivo. Eventos.

Resumo

O Dia de Bicicleta ao Trabalho (DBT) é realizado no mundo inteiro e uma campanha foi iniciada recentemente no Brasil abrangendo todo o país. Apesar do crescente interesse, a pesquisa nacional nessa área é inexistente. Este artigo analisa os impactos de uma campanha como essa, utilizando dados obtidos em 320 respostas válidas em um levantamento realizado em Curitiba no DBT 2015. Os resultados mostram que 38,4% dos participantes sempre usam a bicicleta para ir ao trabalho e 29,4% nunca a usam ou utilizam-na raramente. As barreiras e motivações são basicamente as mesmas para os diferentes perfis de ciclistas, sendo que a motivação mais mencionada foi saúde pessoal e a barreira mais referida foi falta de infraestrutura cicloviária. Os pontos de origem-destino foram mapeados, apontando a Regional Matriz como principal polo de atração de ciclistas. Apesar de não terem sido verificados os impactos de longo prazo, esta pesquisa demonstrou o potencial de uma campanha DBT em gerar mudança de comportamento, além de fornecer dados sobre os ciclistas e seus padrões de deslocamento, auxiliando dessa forma no planejamento cicloviário das cidades.

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Biografia do Autor

Luis Claudio Brito Patricio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestrando em Mobilidade Urbana Sustentável no Programa de Gestão Urbana da PUC-PR. Suas principais áreas de interesse são Mobilidade Corporativa e Pedagogia Urbana.

Leandro Kruszielski, Professor Assistente do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005/2014). Atualmente é professor assistente do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná e professor colaborador no Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Avaliação Psicológica e Neuropsicologia.

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Publicado

01.12.2016

Como Citar

Patricio, L. C. B., & Kruszielski, L. (2016). Dia de Bicicleta ao Trabalho: Uma Potencial Ferramenta para Planejamento e Promoção da Mobilidade Sustentável. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(3), 135–151. https://doi.org/10.5585/geas.v5i3.619