Educação Ambiental e Ensino de Sustentabilidade: Reflexões no Contexto da Administração

Autores

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho
  • Amélia Silveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.616

Palavras-chave:

Administração, Educação Ambiental, Sustentabilidade.

Resumo

O trabalho objetiva revisar e refletir sobre a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Sustentabilidade, no campo da Administração. Este último, mais especificamente, nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, parte da historiedade e da logicidade do assunto, em sua transitoriedade, constituindo-se em um artigo de revisão. Em decorrência, este estudo foi realizado por meio de uma abordagem exploratória, com método qualitativo, de raciocínio indutivo, tomando como base revisão bibliográfica e documental para a apropriação conceitual. Sua relevância se volta para a abordagem de dois assuntos inter, multi e transdisciplinares, que se revelam e se complementam em um entendimento social mais amplo. As reflexões aqui tratadas sob o contexto da Administração apontam para o desafio do respectivo campo. Este deve conceber e disseminar conhecimentos científicos oriundos e inerentes à Administração que sejam capazes de operar com a transformação do paradigma social atual, no qual esta ciência se amalgama, para aquele que se espera no futuro: a Administração contextualizada e articulada com o paradigma da sustentabilidade. Conclui que o desafio de se incorporar a sustentabilidade no ensino da Pós-graduação Stricto Sensu em Administração deve ser enfrentado por meio da Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administraçao - Uninove

Amélia Silveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Atua na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), desde março de 2016, com 40 horas semanais, tempo integral e bolsa de pesquisa. Concluiu o Doutorado em 1989, em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-Doutoramento em Ciências de La Información, na Universidad Complutense de Madrid, Espanha (1991), e em 1996 realizou Pós-Doutoramento em Administração, na Faculdade de Economia e Administração (FEA), na USP. O Mestrado foi realizado em 1981, em Administração Pública, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como Professora Titular na UFSC, notadamente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), e como Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento e Gestão Estratégicos (NIEPGE) até 1998, quando se aposentou. Em seguida, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Nesta ocasião foi Líder do Grupo de Pesquisas em Gestão Universitária e Ensino Superior, hoje denominado Grupo de Pesquisas em Gestão de Organizações Complexas e Ensino Superior, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste período, na FURB, participou, também, do Grupo de Pesquisas em Estratégia e Competitividade de Organizações. Permanece como pesquisador nestes dois Grupos de Pesquisas da FURB, até o momento. Na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Nesta universidade foi membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais, no CNPq, onde permanece atuando, e Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional Contemporânea (GRUGEC), do CNPq. Os temas preferenciais de pesquisa estão relacionados com estudos do comportamento empreendedor e da intenção empreendedora em organizações sociais e complexas. Dentre outras, reúne experiência na ministração de seminários de tese e de disciplinas voltadas para a epistemologia da ciência e para a fronteira do conhecimento. Também reúne experiência na organização de eventos científicos, na participação em bancas de trabalhos de qualificação e de conclusão de mestrado e de doutorado, como parecerista em órgãos de fomento, e na avaliação de artigos científicos em periódicos indexados, nas áreas de Administração e de Ciências da Informação.

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2012) Mestre em Administração pela UFSC (1998)Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Downloads

Publicado

01.04.2017

Como Citar

Petarnella, L., Silveira, A., & Machado, N. S. (2017). Educação Ambiental e Ensino de Sustentabilidade: Reflexões no Contexto da Administração. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(1), 1–12. https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.616

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.