Estudo do Comportamento Ambiental da População de Wenceslau Braz/PR em Relação aos Resíduos Sólidos Urbanos

Autores

  • Mauro Januário UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR
  • Flávia Regina Moreira Fernandes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR
  • Maria Apparecida Valerio UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR
  • Rogério Barbosa Macedo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.374

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Reciclagem, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Sustentabilidade

Resumo

A crescente e contínua produção de resíduos nas cidades é uma das principais preocupações dos Gestores Públicos. A implantação das Políticas Públicas Ambientais tem contribuído para a participação responsável de cada cidadão. Uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Bandeirantes/PR, e a Prefeitura Municipal de Wenceslau Braz/PR possibilitou a execução do Projeto de Extensão “Parceria Verde”. Dentre os seus resultados, a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos foi o mais importante. Este trabalho objetiva entender o comportamento ambiental da população de Wenceslau Braz/PR, passados 15 meses do início do serviço de coleta seletiva. Por meio de uma pesquisa de campo, objetivou-se estudar a percepção ambiental das pessoas em relação ao tratamento dos resíduos sólidos. Questionários semiestruturados foram aplicados por Agentes Comunitários de Saúde, cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que, na primeira semana de dezembro de 2013, entrevistaram 310 pessoas. Os resultados mostram que 51% dos respondentes têm elevado interesse na questão dos resíduos na natureza. No entanto, somente 29% destes já trocaram um produto por outro para diminuir o impacto no meio ambiente. Dos entrevistados, 1 em cada 5 não se compromete com a reciclagem em sua casa. Os dados demonstram que quanto menor é a escolaridade, maior é o desinteresse quanto aos resíduos na natureza. O trabalho conclui que a Educação Ambiental é a principal ferramenta para promover a superação dos atuais problemas ambientais, possibilitando a efetiva sustentabilidade do nosso planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Januário, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR

PROFESSOR (40 H/SEMANA) DA UENP DESDE FEVEREIRO DE 1990, LOTADO NO SETOR DE ENGENHARIA E ECONOMIA RURAL. RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA, DO CURSO DE AGRONOMIA.

Flávia Regina Moreira Fernandes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR

FORMADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UENP/BANDEIRANTES; ESTUDANTE DO PROGRAMA DE MESTRADO EM AGRONOMIA DA UENP/BTES.

Maria Apparecida Valerio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR

PROFESSORA (40 h SEMANAIS, DEDICAÇÃO INTEGRAL) DA UENP, LOTADA NO SETOR DE ENGENHARIA E ECONOMIA RURAL. RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA GERAL E TÉCNICAS DE ANÁLISES EXPERIMENTAIS, DO CURSO DE AGRONOMIA E DE ENFERMAGEM.

Rogério Barbosa Macedo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP), CAMPUS LUIZ MENEGHEL, BANDEIRANTES/PR

PROFESSORA (40 h SEMANAIS, DEDICAÇÃO INTEGRAL) DA UENP, LOTADA NO SETOR DE ENGENHARIA E ECONOMIA RURAL. RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, DO CURSO DE AGRONOMIA E DE MEDICINA VETERINÁRIA.

Downloads

Publicado

01.04.2017

Como Citar

Januário, M., Fernandes, F. R. M., Valerio, M. A., & Macedo, R. B. (2017). Estudo do Comportamento Ambiental da População de Wenceslau Braz/PR em Relação aos Resíduos Sólidos Urbanos. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(1), 55–71. https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.374

Edição

Seção

Artigos