Diagnóstico de desafios ambientais por meio de pensamento sistêmico na Escola Estadual Beira Rio, município de Porto Nacional – TO

Autores

  • Danuza Costa Leite
  • Jorquiania Ferreira Leite

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.594

Palavras-chave:

Problemas Ambientais, Sociograma, Círculo de Causalidade, Escola de Tempo Integral.

Resumo

A crise ambiental por ser complexa demanda não somente medidas técnicas, mas também soluções transformadoras da percepção e da visão dos indivíduos. Por isso o pensamento sistêmico como uma abordagem mais holística pode ser adotado como uma importante ferramenta nesse processo. Logo, o presente trabalho possui a finalidade de diagnosticar os desafios ambientais da Escola Estadual Beira Rio através do pensamento sistêmico. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, e em seguida foram tabulados utilizando o método dos sociogramas e dos círculos de causalidade. Observou-se que um dos desafios ambientais que a escola enfrenta é a falta de coleta seletiva do lixo. Apesar disso, a escola encontrou outras alternativas para reaproveitar pelo menos parte do material reciclável através do evento anual “Desfile de material reciclado”. Através do sociograma, pode-se observar que a escola se relaciona com várias outras organizações públicas e privadas e até com a comunidade local, ou seja, as suas ações poderão impactar de forma negativa ou positiva outros atores sociais. Além disso, o pensamento sistêmico na escola permite observar que as suas ações possuem uma influencia recíproca, que podem ser ao mesmo tempo causa e consequência, isso pode contribuir para a construção de uma postura mais responsável pelos membros da comunidade escolar, favorecendo o desenvolvimento sustentável.

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Publicado

01.12.2017

Como Citar

Leite, D. C., & Leite, J. F. (2017). Diagnóstico de desafios ambientais por meio de pensamento sistêmico na Escola Estadual Beira Rio, município de Porto Nacional – TO. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(3), 106–117. https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.594