A LOGÍSTICA REVERSA COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DE RESÍDUOS DO VAREJO SUPERMERCADISTA

Autores

  • Marta Pagán Martínez Universidade Nove de Julho
  • Karina Tonelli Silveira Dias Universidad Estadual Paulista (UNESP), Tupã
  • Sergio Silva Braga Junior Universidad Estadual Paulista (UNESP), Tupã
  • Dirceu da Silva Universidade noove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.519

Palavras-chave:

Logística Inversa, Reciclaje, Residuos Sólidos, Sostenibilidad, Supermercado de Venta al por Menor.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas de logística reversa realizadas pelos supermercados do interior do Estado de São Paulo, e quantificar o volume de resíduos que deixam de ser descartados no meio ambiente. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa na sequência de um método de estudo de casos, tendo como unidades de análise três supermercados. Com observação direta durante um período de seis meses, observou-se a prática de logística reversa realizada em cada supermercado para quantificar o que foi deixado de poluir através do descarte correto dos materiais (plástico e papelão). Para isto, foi utilizado na análise dos dados o método Material Input Per Service (MIPS) desenvolvido no Instituto Wuppertal, que permite quantificar os dados de acordo com os materiais produzidos (abiótico e biótico) e pela quantidade de água e ar que deixam de ser poluídos. Como resultado constatou-se que os supermercados pesquisados, no total, deixaram de gerar cerca de 220 ton de material biótico e abiótico durante o período observado, além de uma grande quantidade de água e ar que deixaram de ser poluídos. Através dos resultados obtidos, percebe-se a grande importância da logística reversa na preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Pagán Martínez, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, meio Ambiente, com ênfase na metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise estatística multivariada de dados.

Downloads

Publicado

01.12.2017

Como Citar

Martínez, M. P., Dias, K. T. S., Braga Junior, S. S., & Silva, D. da. (2017). A LOGÍSTICA REVERSA COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DE RESÍDUOS DO VAREJO SUPERMERCADISTA. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(3), 150–165. https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.519