Turismo e Sustentabilidade em Unidades de Conservação: Um Estudo sobre as Alternativas de Emprego e Renda na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape-PB

Autores

  • Joelma Abrantes Guedes Temoteo Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Jammilly Mikaela Fagundes Brandão Universidade Federal da Paraíba- UFPB.
  • Maria Cristina Crispim Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.552

Palavras-chave:

Turismo, Sustentabilidade, Unidades de Conservação, Emprego e Renda

Resumo

As Áreas de Proteção Ambiental – APA’s, representam uma das categorias de Unidades de Conservação – UC, estabelecidas no Brasil, como de uso sustentável. O objetivo deste estudo foi analisar as alternativas de emprego e renda nas proximidades da APA da Barra do Rio Mamanguape-PB. Com efeito, procurou-se conhecer as principais atividades socioeconômicas desenvolvidas nessa comunidade, compreender os conflitos existentes entre a gestão da APA e a população, bem como analisar a possibilidade de viabilização sustentável de suas atividades socioeconômicas. Configurando-se como uma pesquisa qualitativa descritiva, a coleta de dados consistiu nas observações de campo em visitas a APA, na realização de uma entrevista com o gestor da UC e, ainda, por meio de pesquisas em trabalhos científicos realizados no local. Os achados desse estudo revelam que não se tem áreas definidas para a agricultura; a pesca possui diversas restrições; a atividade de carcinicultura não tem sido desenvolvida de maneira sustentável e muitas aldeias indígenas a têm praticado, pelo fato de que possuem uma legislação própria que se contrapõe à legislação ambiental. Percebeu-se ainda que a gestão atual da APA vê no ecoturismo e na implantação de um projeto de hospedagens domiciliares uma alternativa sustentável para melhorar a qualidade de vida da comunidade local, entretanto, faz-se necessário uma capacitação da comunidade para melhor compreender a prática do ecoturismo e também desenvolver o empreendedorismo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Abrantes Guedes Temoteo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal da Paraíba, PRODEMA/UFPB, Paraíba, (Brasil). Professora Assistente do Departamento de Turismo e Hotelaria – DTH/UFPB.

Jammilly Mikaela Fagundes Brandão, Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Adminstração na Universidade Federal da Paraíba, PPGA/UFPB, Paraíba, (Brasil). Professora Substituta do Departamento de Turismo e Hotelaria – DTH/UFPB.

Maria Cristina Crispim, Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

Doutora em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa - ULisboa, (Portugal). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil)

Downloads

Publicado

22.03.2018

Como Citar

Guedes Temoteo, J. A., Fagundes Brandão, J. M., & Crispim, M. C. (2018). Turismo e Sustentabilidade em Unidades de Conservação: Um Estudo sobre as Alternativas de Emprego e Renda na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape-PB. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(1), 43–61. https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.552

Edição

Seção

Artigos