Percepção ambiental de gestores sobre as áreas verdes em instituição de ensino superior

Autores

  • Viviane Andrade Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.717

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Percepção Ambiental, Áreas Verdes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental dos gestores da Universidade Federal de Sergipe sobre as áreas verdes do campus Universitário “Prof. José Aloísio de Campos”, localizado no município de São Cristóvão, Sergipe. A pesquisa é do tipo qualitativo e descritivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, composto por 13 questões com perguntas de múltipla escolha, abertas e fechadas, com trinta gestores lotados em diversos setores da instituição, com o intuito de detectar os seus anseios e opiniões sobre os espaços verdes do campus. Os dados foram agrupados e analisados através de planilhas eletrônicas. Os resultados obtidos indicaram bom nível de esclarecimento por parte dos gestores da UFS no que se refere às áreas verdes, uma vez que a maioria mostrou conhecimento a respeito de questões que abordavam a importância e os benefícios proporcionados por esses espaços, como vantagens no fornecimento de sombra e redução do calor, dentre outros. Apesar da necessidade de expansão da universidade, pelo crescimento da demanda de novos cursos e pela ampliação de novas vagas, a administração da universidade vem aumentando sua preocupação com a conservação dos espaços verdes, procurando alternativas para mantê-los, como a verticalização dos prédios. Com isso, conclui-se que, entre os gestores entrevistados, há consenso de ser possível conciliar o crescimento da universidade com a conservação das áreas verdes presente no campus de São Cristóvão.

 

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Biografia do Autor

Viviane Andrade Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Biologia/UFS. Zoologia. Gestão Ambiental.

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Publicado

09.05.2018

Como Citar

Ribeiro, V. A. (2018). Percepção ambiental de gestores sobre as áreas verdes em instituição de ensino superior. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(2), 340–358. https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.717

Edição

Seção

Artigos