O Desenvolvimento da Pesquisa Científica Envolvendo Sustentabilidade no Brasil: Evolução e Estruturação do Campo na Área de Administração

Autores

  • Carlos Eduardo de Lima Faculdades Integradas do Vale do Itajaí
  • Érik Álvaro Fernandes Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira http://www.uel.br/pos/ppga/index.php/pt-BR/

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i3.809

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Administração, Campo organizacional, Comunicação científica, Brasil.

Resumo

O presente artigo visa descrever a evolução histórica do campo de pesquisa na área de Administração e sustentabilidade. Os procedimentos utilizados para tal investigação podem ser classificados como exploratório, descritivo e quantitativo e os dados aqui apresentados foram extraídos de periódicos B1 e A2. Já a análise foi complementada com técnicas bibliométricas e sociométricas. Desse modo, foi possível verificar uma evolução da inserção do tema sustentabilidade em artigos publicados entre 2000 e 2014. Além disso, também foi possível evidenciar os principais centros difusores de pesquisa e a rede de relacionamentos que serve de suporte ao intercâmbio científico entre pesquisadores e instituições. Por meio da lei de Zipf, pode-se explicitar os principais temas abordados, as dimensões da sustentabilidade e as teorias organizacionais utilizadas nos artigos em cada quinquênio. Além disso, foi possível perceber que as relações têm se intensificado a ponto de sugerir a formação de um campo, apontando para a possibilidade de consolidação do conhecimento nacional sobre o tema sustentabilidade na área de Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Lima, Faculdades Integradas do Vale do Itajaí

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Docente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí e Faculdades Londrina.

Érik Álvaro Fernandes, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração (2013) e Licenciado em Matemática (2006), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, http://www.uel.br/pos/ppga/index.php/pt-BR/

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Estratégia, Análise de stakeholders, Empreendedorismo e Inovação.

Downloads

Publicado

13.09.2018

Como Citar

Lima, C. E. de, Fernandes, Érik Álvaro, & Amâncio-Vieira, S. F. (2018). O Desenvolvimento da Pesquisa Científica Envolvendo Sustentabilidade no Brasil: Evolução e Estruturação do Campo na Área de Administração. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(3), 404–420. https://doi.org/10.5585/geas.v7i3.809