Como as Micro e Pequenas Empresas tratam os seus Resíduos Sólidos Frente à Lei Federal N° 12.305/10
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13764Palavras-chave:
Logística reversa. Resíduos sólidos. Micro e pequena empresa.Resumo
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é investigar o grau de influência da Lei Federal n°12.305/10 na gestão dos resíduos sólidos das micro e pequenas empresas na região de Guarulhos.
Metodologia: Na busca deste objetivo foi utilizado o método classificado como descritivo e exploratório, levantamento que, no primeiro momento, faz uma abordagem de análise qualitativa dos dados. A amostra foi constituída por quarenta e oito estabelecimentos de diversos ramos de atividade da região.
Relevância: O tema abordado é relevante, tendo em vista que essa Lei supracitada estabeleceu uma política nacional de resíduos sólidos, classificando-os e normatizando a destinação dada a eles. Essa regulamentação obriga as empresas a destinar os seus resíduos a lugares pré-estabelecidos
Resultados: Por intermédio da totalização dos percentuais encontrados, elaborou-se um índice de adequação à legislação de resíduos sólidos.
Contribuições: A contribuição da pesquisa fundamenta-se na informação dos estudos prévios e no direcionamento para a gestão dos resíduos sólidos nas micro e pequenas empresas da região, dando suporte à sustentabilidade local.
Conclusão: Sob o aspecto da legislação, as micro e pequenas empresas da região de Guarulhos demonstraram possuir uma condição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Hamilton Pozo, Rubens Topal de Carvalho Bastos, Denis Donaire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 820
- PDF (English) 402
- PDF 385