Como as Micro e Pequenas Empresas tratam os seus Resíduos Sólidos Frente à Lei Federal N° 12.305/10

Autores

  • Hamilton Pozo CEETEPS/Fatec Baixada Santista
  • Rubens Topal de Carvalho Bastos Universidade Nove de Julho
  • Denis Donaire Universidade de São Caetano do Sul – USCS. São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13764

Palavras-chave:

Logística reversa. Resíduos sólidos. Micro e pequena empresa.

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é investigar o grau de influência da Lei Federal n°12.305/10 na gestão dos resíduos sólidos das micro e pequenas empresas na região de Guarulhos.

Metodologia: Na busca deste objetivo foi utilizado o método classificado como descritivo e exploratório, levantamento que, no primeiro momento, faz uma abordagem de análise qualitativa dos dados. A amostra foi constituída por quarenta e oito estabelecimentos de diversos ramos de atividade da região.

Relevância: O tema abordado é relevante, tendo em vista que essa Lei supracitada estabeleceu uma política nacional de resíduos sólidos, classificando-os e normatizando a destinação dada a eles. Essa regulamentação obriga as empresas a destinar os seus resíduos a lugares pré-estabelecidos

Resultados: Por intermédio da totalização dos percentuais encontrados, elaborou-se um índice de adequação à legislação de resíduos sólidos.

Contribuições: A contribuição da pesquisa fundamenta-se na informação dos estudos prévios e no direcionamento para a gestão dos resíduos sólidos nas micro e pequenas empresas da região, dando suporte à sustentabilidade local.

Conclusão: Sob o aspecto da legislação, as micro e pequenas empresas da região de Guarulhos demonstraram possuir uma condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Donaire, Universidade de São Caetano do Sul – USCS. São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Livre-Docente – Universidade de São Caetano do Sul – USCS. São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8686-6520. E-mail: denisdon@uscs.edu.br.

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Pozo, H., Bastos, R. T. de C., & Donaire, D. (2019). Como as Micro e Pequenas Empresas tratam os seus Resíduos Sólidos Frente à Lei Federal N° 12.305/10. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 61–80. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13764

Edição

Seção

Artigos