Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: Uma Proposta Baseada na Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13767Palavras-chave:
Indicadores de Sustentabilidade. Instituições de Ensino Superior. Desenvolvimento Sustentável.Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo, propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade que compreenda suas três dimensões (social, ambiental e econômico), baseado na revisão de literatura, capazes de avaliar o desempenho sustentável de Instituições de Ensino Superior (IES).
Metodologia: Foi realizado um estudo de natureza teórica, com abordagem exploratória e qualitativa, a partir de uma revisão de literatura em trabalhos internacionais e nacionais que apresentassem ferramentas de mensuração da sustentabilidade em IES ou outras organizações, finalizando com a validação por um grupo de especialistas.
Originalidade/ relevância: Foi identificado que as ferramentas existentes não contemplavam as três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental e econômica), por isso a ferramenta proposta pretendeu superar essa lacuna.
Principais resultados: Como resultado, este estudo apresenta um conjunto de 37 indicadores, que foram divididos em seis aspectos principais: corpo acadêmico; corpo administrativo; operações e serviços; ensino, pesquisa; e, extensão universitária. A proposta salienta que os indicadores são significativos em pelo menos uma das dimensões da sustentabilidade, como também, observam a interligação [dos indicadores] em duas ou mais dimensões, de modo que, cada aspecto possa ser contemplado em diferentes dimensões.
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do trabalho é apresentar uma ferramenta holística e aplicável em qualquer universidade do Brasil.
Conclusão: Propõe-se que a ferramenta seja aplicada anualmente, observando a frequência de mensuração dos indicadores, contribuindo para a análise do desempenho das IES, bem como, servindo de parâmetro comparativo entre diferentes universidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gilberto Soares da Silva, Lia de Azevedo Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1584
- PDF (English) 429
- PDF 1116