Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1018Palavras-chave:
Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.Resumo
Objetivo do estudo: Aplicar a ferramenta STARS na análise da sustentabilidade das operações dos campi da Universidade Federal de Santa Catarina.
Metodologia/Abordagem: Utilizou-se o STARS (Sustainability Tracking, Assessment and Rating System), que tem sido amplamente empregado por universidades e em pesquisas científicas para a análise da sustentabilidade de processos organizacionais.
Originalidade/Relevância: Desde a década de 1970 a Organização da Nações Unidas reconhece o papel do ensino superior na promoção da sustentabilidade. Universidades têm visado promovê-la em todas as suas dimensões, seja no ensino, pesquisa, planejamento e operações (i.e., consumo de energia e água, emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos sólidos, compra de alimentos, transporte entre outros).
Principais resultados: Os resultados demonstraram que no momento do estudo a Instituição não contava com práticas de sustentabilidade estáveis e estruturadas, sendo relevante o papel do governo federal nesse contexto.
Contribuições teóricas/metodológicas: O presente estudo foi o primeiro a usar o STARS em uma universidade brasileira. O estudo trouxe novos dados para a discussão sobre a sustentabilidade em universidades, além de destacar o papel do governo federal enquanto promotor de políticas públicas nesta área.
Conclusão: A Instituição precisa se estruturar para avançar em termos de sustentabilidade operacional, sendo que o governo federal pode ser um grande impulsionador nesse sentido.
Palavras-chave: Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.