Gestão da água sob sistema de irrigação tipo pivot central: uma análise exploratória do setor no estado de Goiás

Autores

  • Maria Gláucia Dourado Furquim Instituto Federal Goiano- Campus Iporá
  • Klaus de Oliveira Abdala Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Klaus de Oliveira Abdala Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1106

Palavras-chave:

Irrigação. Eficiência técnica. Eficiência econômica.

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar a eficiência do manejo da irrigação agrícola nos municípios goianos com maior área irrigada por pivô central.

Metodologia/abordagem: Foi adotada abordagem qualitativa e quantitativa com objetivo exploratório, mediante realização de análise documental comparativa entre informações do cadastramento dos irrigantes de Goiás e instituições reguladoras de eficiência técnica e econômica de sistemas de irrigação.

Originalidade/Relevância: A ampliação no uso de tecnologias que se apropriam dos recursos hídricos tem gerado discussões no meio científico e político, buscando a definição de critérios institucionais que regulem os impactos ambientais e sociais da agricultura irrigada.

Principais resultados: foi possível verificar que 48,52% dos irrigantes consultados não adotam nenhuma modalidade de gestão dos sistemas de irrigação que promova o uso eficiente, técnica e economicamente, da água. 

Contribuições teóricas/metodológicas: Ao identificar o modelo de tomada de decisão sobre uso dos sistemas de irrigação com base em expectativas racionais, o trabalho destaca a necessidade de aprofundar os conhecimentos a respeito dos parâmetros que subsidiam a tomada de decisão do produtor irrigante, com vistas ao alcance da eficiência do uso do recurso hídrico. 

Conclusão: Os resultados permitem inferir que, para que haja eficiência intertemporal na gestão dos sistemas de irrigação, torna-se necessário adotar estratégias de manejo que reduzam as perdas nos reservatórios, na condução e na aplicação de água nas áreas irrigadas, no aprimoramento dos métodos de irrigação e manutenção em equipamentos, bem como na seleção econômica dos produtos que serão fruto da utilização desse recurso, uma vez que o aumento da oferta destes é benefício social decorrente da utilização de um bem público, a água.

Palavras-chave: Irrigação. Eficiência técnica. Eficiência econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23.08.2019

Como Citar

Furquim, M. G. D., Abdala, K. de O., & Abdala, K. de O. (2019). Gestão da água sob sistema de irrigação tipo pivot central: uma análise exploratória do setor no estado de Goiás. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(2), 260–283. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1106

Edição

Seção

Artigos