Áreas verdes e qualidade de vida: uso e percepção ambiental de um parque urbano na cidade de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1316Palavras-chave:
Espaços verdes urbanos, Percepção ambiental, Biodiversidade, Saúde, Sustentabilidade.Resumo
A percepção e uso de espaços verdes é importante para compreensão das contribuições que estes locais exercem na vida da população.
Objetivo do estudo: O presente estudo avaliou o uso e a percepção de frequentadores sobre o Parque Mário Pimenta Camargo (conhecido como Parque do Povo).
Metodologia: Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas realizadas com 100 frequentadores do parque localizado na cidade de São Paulo, Brasil. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas. Utilizou-se o software Iramuteq para análise de conteúdo.
Resultados: A percepção sobre o parque é positiva, destacando-se desde as áreas verdes, playground, aparelhos de ginástica, segurança, acessibilidade, bem como sanitários e bebedouros. O uso do parque está relacionado para os frequentadores com a prática de atividade física e contato com natureza, sendo relacionado com melhor qualidade de vida. A falta de estacionamento e opções de alimentação foram considerados aspectos negativos.
Conclusão: Conclui-se que o Parque do Povo é percebido e utilizado pela população de forma satisfatória tanto em relação ao contato com a natureza quanto a melhoria no bem-estar e saúde, implicando em uma melhor qualidade de vida.
Contribuições: Ressalta-se a relevância de se considerar as informações sobre percepção, usos e preferências de frequentadores e aplicá-las para melhoria de parques urbanos.
Palavras-chave: Espaços verdes urbanos, Percepção ambiental, Biodiversidade, Saúde, Sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Talita Batista dos Santos, Ana Paula Branco Do Nascimento, Milena de Moura Regis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1916
- port 1113
- ingl 252