Avaliação de um trecho experimental de pavimentação urbana em concreto asfáltico à quente com resíduos de construção e demolição de obras (RCD) como camada de revestimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.16108

Palavras-chave:

RCD, Agregado reciclado, Pavimentação, Sustentabilidade.

Resumo

Objetivo do estudo: Apresentar uma proposta de aplicação de resíduos de construção e demolição de obras na fabricação de revestimento asfáltico, como uma alternativa para o aproveitamento desses materiais.

Metodologia/abordagem: Utilizou-se o empregado de ensaios de caracterização física, química e mineralógica e dosagem pelo método Marshall. Em seguida, realizaram-se as análises de um trecho experimental com o uso de traço de mercado, adaptado para a inclusão do RCD. Nesse traço, foi utilizado agregado reciclado contendo brita 1 e areia em substituição ao mesmo agregado do tipo natural na camada de revestimento.

Originalidade/relevância: Em escala mundial, espera-se que a indústria de materiais de construção cresça duas vezes e meia entre 2010 e 2050 (UNEP, 2002). No Brasil, a expectativa é que o setor da construção dobre de tamanho até o ano de 2022 (Cebeds, 2009), conduzindo a um aumento da geração de resíduos. Nota-se que é crucial tomar medidas que visem à gestão de resíduos sólidos por meio de mudanças culturais e tecnológicas, objetivando atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente em relação à preservação do meio ambiente. Um dos setores de engenharia que pode promover o uso de agregados reciclados (AR) que requerem menos investimento é o dos pavimentos urbanos e rodoviários (Rezende et al., 2016).

Principais resultados: A partir do programa experimental proposto, observou-se que os agregados oriundos de RCD desempenharam um bom potencial de sua utilização em revestimentos asfálticos à quente, baseado nas análises dos corpos de prova sob os parâmetros volumétricos, pela dosagem Marshall e do trecho experimental no qual, por meio de análises de tráfegos, bem como das condições de rolamento, o pavimento asfáltico obteve resultados bastante satisfatórios.

Contribuições teóricas/metodológicas: Durante o período analisado, foi constatada pouca diferença funcional entre os revestimentos asfálticos contendo e não contendo agregado reciclado. Dessa maneira, o uso bem dosado de um material, que estava sujeito à poluição ambiental, num pavimento com baixa carga de tráfego, torna-se viável do ponto de vista da sustentabilidade, haja vista diminuir o consumo de agregado natural em proveito do reciclado.

Conclusão: Quanto ao agregado reciclado brita 1 concluiu-se que este apresentou bons resultados para uso em pavimentação asfáltica no qual destaca-se algumas boas propriedades obtidas, Abrasão Los Angeles (35%), índice de forma (0,87) se enquadrando no que é estabelecido pelas normas (ABNT) vigentes. No que diz respeito ao trecho experimental percebeu-se que, embora tenha havido pequeno destacamento de placas cerâmicas presentes em sua superfície, este sutil ocorrido não comprometeu o revestimento asfáltico e após 5 meses de análises funcionais o pavimento asfáltico continua desempenhando de forma muito satisfatória bom rolamento aos veículos que por ele trafegam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Lindolfo Queiroz Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia Civil (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) / Engenheiro Civil Autônomo.

Enio Fernandes Amorim, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geotecnica (UnB - Universidade de Brasília) / Professor Efetivo do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Fagner Alexandre Nunes de França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geotecnia (EESC - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo) / Professor Efetivo da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Milany Karcia Santos Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheira Civil (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Campus Angicos - RN) / Engenheira Civil Autônoma.

Referências

Bribián, I. Z.; Capilla, A. V.; & Usón, A. A. (2011). Life cycle assessment of building materials: Comparative analysis of energy and environmental impacts and evaluation of the eco-efficiency improvement potential. Building and Environment, vol. 46, p. 1133 - 1140.

Cabral, A. E. B.; Schalch, V.; Dal Molin, D. C. C.; Ribeiro, J. L. D.; & Ravindrarajah, R. S. (2009). Desempenho de concretos com agregados reciclados de cerâmica vermelha. Cerâmica, vol. 55, p. 448 - 460.

Cebeds, A. (2009). Água: fatos e tendências. Brasília: ANA - Agência Nacional de Águas.

Chen, M.; Lin, J.; & Wu, S. (2011). Potential of recycled fine aggregates powder as filler in asphalt mixture. Construction and building materials, vol. 25, p. 3909 - 3914.

Costa Filho, F. C. (2017). Estudo de viabilidade técnica do uso de resíduos oriundos do beneficiamento de Scheelita na composição de concretos asfálticos. 173 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Materiais e Processos Construtivos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Cap. 4.

DNIT (2006) - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte. DNIT-ES031/06: Pavimentos flexíveis – Concreto asfáltico. Rio de Janeiro. 14 p.

DNPM (2009) - Departamento Nacional de Produção Mineral. Economia mineral no Brasil. Coordenação. Antônio Fernando da Silva Rodrigues – Brasília – DF, 764 p.

Fernandes, M. G. P.; Junior, A. P. W.; & Ferreira, W. L. G. (2018). Análise do uso de resíduos provenientes da produção de mármore como agregado em misturas asfálticas. 21ª RPU - Reunião de Pavimentação Urbana (RPU) - São Paulo/SP, pp. 1-12.

FIESP (2017) - Federação das indústrias do estado de São Paulo. Cadeia produtiva da construção. Disponível em: <http://www.fiesp.com.br/infografico-cadeia-da-construcao/>Acesso em: 15 Out 2017.

Lourenço, V. M. Q.; & Cavalcante, E. H. (2015). Dosagem de misturas asfálticas do tipo CAUQ utilizando agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. 44ª Reunião anual de pavimentação (RAPv), ISSN 1807-5568 - Foz do Iguaçu/PR, pp. 1-12.

Martínez, P. S.; Cortina, M. G.; Martínez, F. F.; & Sánchez, A. R. (2016). Comparative study of three types of fine recycled aggregates from construction and demolition waste (CDW), and their use in masonry mortar fabrication. Journal of cleaner production, vol 118, p. 162-169.

Motter, J. S. (2013). Propriedades de concretos betuminosos usinados a quente com o uso de agregado graúdo reciclado de concreto. Dissertação (mestrado em engenharia de construção civil) - Universidade Federal do Paraná, Paraná/PR. 260 p.

Rezende, L. R.; Marques, M. O.; Oliveira, J. C.; Carvalho, J. C.; Guimarães, R. C.; Resplandes, H. M. S.; & Costa, L. C. S. (2016). Field Investigation of Mechanic Properties of Recycled CDW for Asphalt Pavement Layers. J. Mater. Civ. Eng.

Silva, V. A.; & Fernandes, A. L. T. (2012). Cenário do gerenciamento dos resíduos da construção e demolição (RCC) em Uberaba-MG. Sociedade & Natureza, ano 24, n. 2, p. 333-344.

Sinisterra, F. Q. (2014). Aplicabilidade de resíduos reciclados da construção e demolição como agregados em misturas asfálticas. Tese (doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília/DF. 168p.

Souza, M. V. R.; Sinisterra, F. Q.; Farias, M. M.; & Gómez, A. (2012). Avaliação mecânica de um concreto betuminoso usinado a quente confeccionado com agregado de resíduo de demolição reciclado. XVICongresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg) - Porto de Galinhas/PE, pp. 1-9.

UNEP (2002) - UN Environment Programme. GEO3 - Global environment outlook 3.0: past, present and future perspectives. Nairobi: Unep.

Publicado

09.10.2020

Como Citar

Queiroz Neto, M. L., Amorim, E. F., França, F. A. N. de, & Santos Medeiros, M. K. (2020). Avaliação de um trecho experimental de pavimentação urbana em concreto asfáltico à quente com resíduos de construção e demolição de obras (RCD) como camada de revestimento. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 9(1), e16108. https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.16108

Edição

Seção

Artigos