Avaliação da sustentabilidade de habitações de interesse social a partir da especificação de materiais e elementos de edificação
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17155Palavras-chave:
Sustentabilidade, HIS, Projetos, Ferramenta.Resumo
Objetivo do estudo: Este trabalho tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento e aplicação da ferramenta para análise de sustentabilidade de projetos de habitações de interesse social (HIS), denominada MASP-HIS, que foi aplicada em alguns elementos deste tipo de edificação.
Metodologia/abordagem: Os critérios elaborados para essa avaliação têm como base os aspectos ambientais, socioculturais e econômicos, a partir dos quais é possível avaliar o projeto completo e também as especificações dos sistemas de uma habitação isoladamente. A avaliação foi realizada para um estudo de caso.
Originalidade/Relevância: O trabalho apresenta uma ferramenta versátil e adaptável a diferentes projetos de HIS. Ela tem o potencial de avaliar sistemicamente diferentes aspectos de sustentabilidade (ambiental, sociocultural e econômico), levando em conta a diversidade dos materiais e elementos construtivos empregados no projeto.
Principais resultados: Podem ser analisadas diferentes combinações dos materiais, componentes e elementos especificados. Foram desenvolvidos os sistemas de estrutura, cobertura e esquadrias.
Contribuições teóricas/metodológicas: O uso da ferramenta pode subsidiar e facilitar a especificação de projetos de HIS com critérios de sustentabilidade.
Conclusão: Ao final foi possível obter o índice de sustentabilidade global para diversas combinações de um projeto de HIS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Michele Tereza Marques Carvalho, Lucas Rosse Caldas, Rosa Maria Sposto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1495
- INGL (English) 613
- PORT 897