Avaliação da sustentabilidade de habitações de interesse social a partir da especificação de materiais e elementos de edificação

Autores

  • Michele Tereza Marques Carvalho Universidade de Brasília
  • Lucas Rosse Caldas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosa Maria Sposto

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17155

Palavras-chave:

Sustentabilidade, HIS, Projetos, Ferramenta.

Resumo

Objetivo do estudo: Este trabalho tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento e aplicação da ferramenta para análise de sustentabilidade de projetos de habitações de interesse social (HIS), denominada MASP-HIS, que foi aplicada em alguns elementos deste tipo de edificação.

Metodologia/abordagem: Os critérios elaborados para essa avaliação têm como base os aspectos ambientais, socioculturais e econômicos, a partir dos quais é possível avaliar o projeto completo e também as especificações dos sistemas de uma habitação isoladamente. A avaliação foi realizada para um estudo de caso.

Originalidade/Relevância: O trabalho apresenta uma ferramenta versátil e adaptável a diferentes projetos de HIS. Ela tem o potencial de avaliar sistemicamente diferentes aspectos de sustentabilidade (ambiental, sociocultural e econômico), levando em conta a diversidade dos materiais e elementos construtivos empregados no projeto.

Principais resultados: Podem ser analisadas diferentes combinações dos materiais, componentes e elementos especificados. Foram desenvolvidos os sistemas de estrutura, cobertura e esquadrias.

Contribuições teóricas/metodológicas: O uso da ferramenta pode subsidiar e facilitar a especificação de projetos de HIS com critérios de sustentabilidade.

Conclusão: Ao final foi possível obter o índice de sustentabilidade global para diversas combinações de um projeto de HIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

06.05.2020

Como Citar

Carvalho, M. T. M., Caldas, L. R., & Sposto, R. M. (2020). Avaliação da sustentabilidade de habitações de interesse social a partir da especificação de materiais e elementos de edificação. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 9(1), e17155. https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17155

Edição

Seção

Artigos