A Preocupação Ambiental é Transformada em Intenção de Compra para Produtos Verdes no Varejo?

Autores

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Dirceu da Silva UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Evandro Luiz Lopes UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Marcos Antônio Gaspar USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.37

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Intenção de Compra, Preocupação Ambiental, Responsabilidade Socioambiental.

Resumo

A preocupação ambiental influencia a intenção de compra para produtos verdes no varejo? Com o objetivo de avaliar se o consumidor apresenta intenção de compra para produtos verdes no varejo, no presente estudo buscou-se analisar a influência da preocupação ambiental no comportamento do indivíduo na aquisição de produtos verdes no varejo. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa por meio de um survey com uma amostra de 176 consumidores que residem na zona sul da cidade de São Paulo, respondendo acerca de sua percepção sobre como eles acreditam que outros indivíduos da sociedade responderiam aos mesmos itens. Foi desenvolvida uma escala baseada em dois estudos anteriores. A referida escala aplicada foi validada por dez especialistas quanto ao seu conteúdo e adequação dos construtos para mensurar a percepção ambiental e a intenção de compra dos respondentes. Na análise dos dados foi utilizado o modelo de equações estruturais com base em variância, PLS-PM. Os resultados encontrados demonstram que o consumidor apresenta intenção de compra para produtos verdes no varejo. Contudo, não se observa, na mesma proporção, quando se trata de sua percepção como membro da sociedade, isto é, as respostas coletadas apresentam uma tendência para a desejabilidade social, ou seja, o consumidor responde com a preocupação de ser politicamente correto.

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Biografia do Autor

Sergio Silva Braga Junior, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Graduado em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Toledo (2002),Mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2013). Atualmente é professor assistente daUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no curso de Administração do Campus de Tupã. Tem experiência na área de Administração,com ênfase em Administração do Varejo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Varejo, Formação de Preço, Logística Reversa, Gestão Ambiental e Comportamento do Consumidor.

Dirceu da Silva, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Graduado em Fisica, Mestrado em Fisica e Doutorado em Educação. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE (Mestrado e Doutorado).

Evandro Luiz Lopes, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Graduado, Mestre e Doutor em Administração. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE (Mestrado e Doutorado).

Marcos Antônio Gaspar, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduado, Mestre e Doutor em Administração. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

05.08.2013

Como Citar

Junior, S. S. B., Silva, D. da, Lopes, E. L., & Gaspar, M. A. (2013). A Preocupação Ambiental é Transformada em Intenção de Compra para Produtos Verdes no Varejo?. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(1), 1–25. https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.37

Edição

Seção

Artigos