A Logística Reversa Sob a Perspectiva Produção-Mercado-Consumo: O Caso O Boticário
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.36Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Empresarial, Logística Reversa.Resumo
O desenvolvimento sustentável emerge como paradigma alternativo para a continuidade da ação humana e ao atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras por meio do crescimento econômico em harmonia com aspectos sociais e ambientais. Nessa perspectiva, entende-se que governos, consumidores e empresas devem incentivar, privilegiar e implementar práticas socioambientalmente corretas. Neste estudo, apresenta-se a logística reversa como uma ferramenta que pode ser utilizada pela empresa no intuito de reduzir os impactos produzidos e de alcançar o desenvolvimento sustentável. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de logística reversa de pós-consumo da empresa O Boticário. Para tanto, a pesquisa qualitativa conduzida sob a forma de um estudo de caso tem como base uma adaptação do framework apresentado por Tukker et al. (2008), o qual envolve três regimes inter-relacionados: produção, mercado e consumo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com consumidores da empresa focal, com funcionários das empresas envolvidas no processo, e ainda com funcionários da concorrente. Nota-se que o programa de logística reversa analisado necessita ser melhor comunicado, para que amplie a participação do consumidor. Esse por sua vez, demonstra interesse pelo programa e o governo por meio da Política Nacional dos Resíduos Sólidos estipula a implementação de sistemas de logística, embora ainda não seja verificado o uso de incentivos.