Sistema de Informações Gerenciais (SIG): Ferramenta de Monitoramento do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e dos Custos de Tratamento

Autores

  • Vania Elisabete Schneider Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental
  • Nilva Lúcia Rech Stedile Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental
  • Marcio Bigolin Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental
  • Janini Cristina Paiz Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.18

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Resíduos de Serviços de Saúde, Custos na Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde, Sistema de Informações Gerencial em Resíduos.

Resumo

Um dos principais desafios da gestão de resíduos sólidos tem sido implantar e aperfeiçoar sistemas que realizem o monitoramento e o controle dos processos de manejo de resíduos de serviços de saúde (RSS). Este estudo objetiva avaliar o custo total por categoria de RSS/dia e por leito ativo/dia com o tratamento dos RSS em um hospital escola da região nordeste do Rio Grande do Sul e identificar as contribuições de um sistema de informação gerencial (SIG) no processo de gerenciamento, contemplando principalmente a geração e a segregação de resíduos. A metodologia utilizada foi desenvolvida em duas etapas: a coleta de dados sobre o gerenciamento dos RSS e a proposição, implementação e alimentação de um SIG, para registro e tratamento de dados referentes à caracterização dos resíduos. Os resultados mostram que, se o sistema de manejo do hospital em estudo fosse 100% adequado, a economia mensal para o tratamento dos resíduos infectantes seria de 18,4% e de 5,83% para os resíduos químicos. A implementação do SIG torna-se uma ferramenta fundamental na avaliação do processo de manejo dos RSS, uma vez que possibilita levantar aspectos importantes para a implantação e avaliação das estratégias contidas no plano de gerenciamento de RSS. O SIG também representa uma ferramenta de fácil consulta e de suma importância na avaliação da geração de RSS, uma vez que auxilia a promover a vigilância, a identificação dos setores que têm maiores problemas com a segregação, bem como formas de minimização de custos e impactos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Elisabete Schneider, Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental

Graduação em Licenciatura Plena (1989) e Bacharelado em Biologia (1989), pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Eng de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari Antas, revisora - Revista Panamericana de Salud Pública, sócio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, parecerista ad hoc da Universidade Severino Sombra, revisora - Revista Biociências, consultor ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, suplente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente-Caxias do Sul e consultora ad-hoc - Revista Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde, e Engenharia Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos sólidos, resíduos sólidos de serviços de saúde, gestão ambiental, resíduos sólidos urbanos e resíduos do meio rural.

Nilva Lúcia Rech Stedile, Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul (1982), especialização em Saúde Pública e em Gestão e Liderança Universitária (IGLU), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, da Saúde e da gestão universitária (coordenação do curso de Enfermagem, chefia de Departamento, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Pró-Reitora de Graduação/ UCS) atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da família, prevenção em saúde, atuação do enfermeiro, resíduos sólidos de serviços de saúde e formação de professores

Marcio Bigolin, Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental

Graduado em Bacharel em Ciência da Computação (2011), pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente trabalha como programador no ISAM (Instituto de Saneamento Ambiental), vinculado a Universidade de Caxias do Sul. Realizando mestrado pela UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: programação, sistema de gerenciamento de banco de dados e plataformas livres, para a gestão ambiental.

Janini Cristina Paiz, Universidade de Caxias do Sul / Instituto de Saneamento Ambiental

Acadêmica do curso de Enfermagem (UCS) e Monitora de Pesquisa no Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) da Universidade de Caxias do Sul, atuando principalmente no Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde.

Downloads

Publicado

05.08.2013

Como Citar

Schneider, V. E., Stedile, N. L. R., Bigolin, M., & Paiz, J. C. (2013). Sistema de Informações Gerenciais (SIG): Ferramenta de Monitoramento do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e dos Custos de Tratamento. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(1), 166–188. https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.18

Edição

Seção

Artigos