Conquistando a Confiança do Consumidor: Minimizando o GAP entre Consciência Ambiental e Consumo Ambiental

Autores

  • Elias Frederico Universidade de São Paulo
  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Nove de Julho
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Universidade Nove de Julho - UNINOVE/PPGA, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.67

Palavras-chave:

Consumo Ambiental, Consciência Ambiental, Confiança, Modelagem de Equações Estruturais.

Resumo

A gestão ambiental tem se tornado um importante instrumento gerencial para a criação de condições de maior competitividade para as organizações. Uma parcela significativa da população tem considerado a questão ambiental em sua agenda de consumo. Contudo, apesar da relação proposta entre consciência ambiental e consumo, alguns estudos têm identificado um gap entre a consciência ambiental declarada e o comportamento de consumo. Uma das possíveis explicações para isso é a falta de confiança em relação à ética dos varejistas, havendo uma percepção de que as ofertas com apelo ambiental seriam apenas artifícios de marketing. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar o efeito moderador da confiança na relação entre consciência ambiental e intenção de consumo ambiental. Para tanto, foi desenvolvida uma survey via internet junto a 696 consumidores de todo o território nacional. A amostra se caracterizou como não-probabilística. Para a mensuração das variáveis foram utilizadas escalas validadas e os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que existe uma relação significativa entre consciência ambiental e intenção de consumo ambiental, mas o baixo poder explicativo do modelo aponta para o gap entre discurso e prática. Ao analisar a confiança dos consumidores como variável moderadora, percebe-se que o aumento da confiança dos consumidores torna o gap entre consciência e consumo menor.

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Biografia do Autor

Elias Frederico, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Curso de Marketing da EACH/USP. É Doutor e Mestre em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV/SP e Bacharel em Engenharia pela Fundação Educacional Inaciana/FEI. É consultor de Varejo e possui cerca de 30 anos de experiência, tendo ocupado cargos de direção entre as maiores empresas do setor, tais como C&A e Pernambucanas.

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração (Linha de Pesquisa de Marketing) no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE. É Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGA/UFMS e Bacharel em Administração pela mesma Universidade.

Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Universidade Nove de Julho - UNINOVE/PPGA, São Paulo

É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE e Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Tem experiência nas áreas de Marketing e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marcas, retorno de investimentos, estratégia, gestão e pesquisa. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

20.12.2013

Como Citar

Frederico, E., Quevedo-Silva, F., & Freire, O. B. D. L. (2013). Conquistando a Confiança do Consumidor: Minimizando o GAP entre Consciência Ambiental e Consumo Ambiental. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(2), 50–70. https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.67

Edição

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