Percepção dos Consumidores Sobre Programa de Descarte de Resíduos Recicláveis em Redes Supermercadistas de Porto Alegre

Autores

  • Daniela Callegaro de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Dapper Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.66

Palavras-chave:

Consumo Consciente, Meio Ambiente, Supermercados.

Resumo

Atualmente, percebe-se um repensar da sociedade sobre o modo como os recursos são utilizados. Esta situação aponta para o desenvolvimento sustentável e sua relação com o mercado e os modelos de negócio praticados. Nesse contexto, é interessante entender o papel do varejo, buscando identificar a percepção dos consumidores quanto a um programa de descarte de resíduos recicláveis, utilizando a infraestrutura das redes supermercadistas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio de entrevistas em profundidade e aplicação de questionário. Os resultados do estudo indicam que há demanda para modelos de negócios sustentáveis. Os entrevistados sugerem que a separação dos resíduos domésticos é vista tanto como uma ação social quanto uma maneira de colaborar com o meio ambiente. Além disso, os resultados sugerem que os respondentes não pensam ser conveniente propor que os consumidores levem os resíduos recicláveis até os supermercados para descartá-los, pois existe coleta seletiva em Porto Alegre. Contudo, se tal proposta proporcionar ganho financeiro aos consumidores, os entrevistados entendem que a iniciativa pode ter adeptos no curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Callegaro de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Administração Departamento de Ciências Administrativas Área de Marketing

Daniel Dapper, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Administração

Downloads

Publicado

20.12.2013

Como Citar

Menezes, D. C. de, & Dapper, D. (2013). Percepção dos Consumidores Sobre Programa de Descarte de Resíduos Recicláveis em Redes Supermercadistas de Porto Alegre. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(2), 154–176. https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.66

Edição

Seção

Artigos