Consciência Ambiental, Atitudes e Intenção de uso das Sacolas Plásticas Não-Recicláveis

Autores

  • Erika Gonçalves Santos Queiroga de Deus Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM
  • Bruno Pellizzaro Dias Afonso Universidade Fumec
  • Tarcisio Afonso Fundação Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.112

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Consciência Ambiental, Atitude, Intenção de Uso, Sacolas Plásticas não Recicláveis.

Resumo

Há uma crescente discussão em relação à participação do consumidor na preservação ambiental por meio da formação de comportamento ambientalmente consciente. Entretanto, pouco se conhece sobre a influência da consciência, das atitudes e da intenção de uso que direcionam as escolhas pessoais no que tange à questão ambiental. O objetivo do presente estudo foi investigar como os construtos consciência ambiental, atitude em relação às sacolas plásticas não-recicláveis e a intenção de uso desse produto estão relacionados. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, tipo survey, e coletada uma amostra composta por 279 alunos de uma instituição de ensino superior em Belo Horizonte. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert com grau de concordância de um a cinco em relação às afirmativas que compõem os construtos pesquisados. Por meio da modelagem de equações estruturais foi possível pesquisar as relações entre os três construtos: consciência, atitude e intenção. Entre os modelos testados, o que demonstrou o melhor ajuste revela o impacto positivo da consciência ambiental sobre a atitude em relação às sacolas plásticas não-recicláveis, e da atitude sobre a intenção de uso desse produto. Não foi comprovada a influência da consciência ambiental diretamente sobre a intenção comportamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Gonçalves Santos Queiroga de Deus, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM

Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Newton Paiva (1999); especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo Unicentro Newton Paiva (2003); MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD (2004); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2008); Mestrado Profissional em Administração pelas Faculdades de Pedro Leopoldo, Unipel (2012), cursando MBA em Comércio Exterior pela Universidade Gama Filho. Atualmente, professora universitária no UNIFEMM, Promove - Belo Horizonte e Sete Lagoas. Atua também como Consultora de Negócios Internacionais e Logística.

Bruno Pellizzaro Dias Afonso, Universidade Fumec

Doutorando em administração pela Universidade Fumec. Graduou-se em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2005. Concluiu o Mestrado em Administração da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo em 2007. Como requisito para obtenção do título de mestre, desenvolveu a dissertação intitulada: Influências do Ambiente da Prestação de Serviços no Comportamento do Consumidor: Um estudo comparativo em dois restaurantes de culinária japonesa, aprovada em 26 de setembro de 2007.

Tarcisio Afonso, Fundação Pedro Leopoldo

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em International Affairs - Ohio University (1978) e Doutorado em Administração - Ohio University (1985). Atualmente é coordenador e professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia do Comércio CDLBH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística e Estratégia Empresarial, atuando principalmente com os seguintes temas: Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos Logísticos e Metodologia de Pesquisa Quantitativa.

Downloads

Publicado

01.04.2014

Como Citar

Deus, E. G. S. Q. de, Afonso, B. P. D., & Afonso, T. (2014). Consciência Ambiental, Atitudes e Intenção de uso das Sacolas Plásticas Não-Recicláveis. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(1), 71–87. https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.112

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)