A Relação entre Empresas com Certificações Socioambientais e Empresas com Certificação de Qualidade

Autores

  • Mauro Luiz Martens Universidade de São Pàulo
  • Jeniffer de Nadae Universidade de São Paulo
  • Maly Monteiro de Carvalho Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.190

Palavras-chave:

Regressão Logística, Sustentabilidade, Desempenho, Sistemas Integrados de Gestão, Certificações Socioambientais.

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre empresas com certificações socioambientais e empresas com sistema de gestão da qualidade certificado, considerando indicadores de desempenho. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada é caracterizada como empírica-analítica. Foram analisadas informações relativas aos indicadores de desempenho publicados no guia exame das melhores e maiores 2012, bem como realizado o cruzamento com empresas com certificação e investimentos socioambientais. A amostra foi formada por 194 empresas dentre as 250 maiores empresas em faturamento no ano de 2011 e com indicadores completos publicados e elegíveis no guia exame 2012. Para o tratamento dos dados foi utilizado o Software SPSS® (Statistical Package for Social Sciences) versão 19.0, aplicando a técnica de regressão logística. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe relação entre empresas com certificações socioambientais quando comparado com empresas com certificação de qualidade, por meio de análise utilizando indicadores de desempenho organizacional. Isso pode sugerir que os investimentos das empresas realizados nas dimensões social, ambiental e econômica, segundo a visão Triple-Bottom Line, são um indício de comprometimento real com a sustentabilidade. Quanto às variáveis utilizadas, o indicador de liquidez corrente é a melhor proxy para explicar essa relação, ou seja, os resultados sugerem que empresas certificadas em sistemas de gestão integrada e com investimentos socioambientais, podem ser comparadas por meio dos indicadores definidos pelo modelo com o intuito de melhorar o desempenho do negócio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Luiz Martens, Universidade de São Pàulo

Doutorando em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1996) . Atualmente é bolsista CAPES, estudante de doutorado da Poli/USP e consultor/auditor na Viatecno Consultoria Ltda. Tem experiência na área de Engenharia de produção, com ênfase em Alimentos, atuando em temas relativos a competitividade, qualidade, gestão de projetos de sistemas de gestão da qualidade e alimentos, projetos industriais, aprendizagem organizacional, análise sensorial, melhoria contínua, aprendizagem organizacional e sustentabilidade em gestão de projetos.

Jeniffer de Nadae, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP Universidade de São Paulo.

Maly Monteiro de Carvalho, Universidade de São Paulo.

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. Professora e pesquisadora na Escola Politécnica da USP Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Martens, M. L., Nadae, J. de, & Carvalho, M. M. de. (2014). A Relação entre Empresas com Certificações Socioambientais e Empresas com Certificação de Qualidade. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(3), 1–18. https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.190