Responsabilidade Social Corporativa e Estrutura Organizacional em Empresas Participantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP)

Autores

  • Andressa Hennig Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Janaina Marchi
  • Tatiane de Andrade Neves Hörbe UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Gilnei Luiz de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.285

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Estrutura Organizacional, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Resumo

Dentre as complexidades do atual mundo globalizado, a Responsabilidade Social Corporativa surge como um tema emergente e dinâmico que goza de atenção crescente no contexto organizacional à medida que torna-se uma obrigação para as empresas que quiserem se manter competitivas no mercado. Frente a esse contexto, o objetivo central deste trabalho consiste em analisar as formas como as empresas incorporam a responsabilidade social corporativa em suas estruturas organizacionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo configura-se como de abordagem quantitativa, caráter descritivo e survey como delineamento de pesquisa. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário adaptado de Aldama; Amar; Trostianki (2009) em uma amostra de 15 empresas vencedoras do Prêmio Qualidade RS, nos anos de 2011 a 2013 nas categorias Diamante, Prata e Ouro. Como resultados observou-se que as empresas adotam diferentes formas de incorporação da função de RSC à estrutura organizacional, sendo que grande parte ainda está em fase de estruturação, uma vez que as atividades e responsabilidades desse setor não são desempenhadas por uma divisão específica, mas sim ligadas a outros setores, como o de gestão da qualidade, o qual impulsionou a adoção de RSC pelas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

Silva, A. H., Marchi, J., Hörbe, T. de A. N., & Moura, G. L. de. (2015). Responsabilidade Social Corporativa e Estrutura Organizacional em Empresas Participantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(3), 57–72. https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.285