Gerenciamento de Projetos na Construção Civil como Ferramenta Chave de Marketing no Serviço Público

Autores

  • Thyago Phellip França Freitas Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Ruberval Rodrigues de Sousa Fundação Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v4i2.100

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Construção Civil, Marketing.

Resumo

O Governo Federal tem a responsabilidade sobre a administração pública do Brasil por meio das pastas que estão sob sua jurisdição. Este investe recursos financeiros na execução e gerenciamento de projetos que, não são aceitos pela população. Contudo, investe em campanhas de marketing, para reverter este quadro, bem como suprir as metas e alcançar os índices de assistência à comunidade. Entretanto, devido às falhas no gerenciamento acaba influenciando diretamente o projeto macro das estratégias de marketing, pois este é uma parte no processo das ações. A abordagem sobre gerenciamento de projetos na construção civil ganha força no serviço público, pois este processo se torna oneroso pela dificuldade de aplicação do método coerente, tornando difícil, assim, o processo das estratégias de marketing na organização.

DOI:10.5585/gep.v4i2.100

Biografia do Autor

Thyago Phellip França Freitas, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia. Arquiteto na Rede Oficial do Estado do Tocantins. E-mail: thyagophellip@hotmail.com.

Ruberval Rodrigues de Sousa, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com o Conselho Britânico. Graduado em Comunicação Social e em Letras pela Universidade do Tocantins – UNITINS. Professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa da Rede Oficial de Ensino do Estado do Tocantins. Secretário Executivo na Fundação Universidade Federal do Tocantins

Referências

Alencar, Luciana Hazin; Santana, Marina de Oliveira. Análise do gerenciamento de múltiplos projetos na construção civil. Revista gestão e projetos – GEP, São Paulo, v1, n1 p74-92, jan./jun. 2010.

Andrade, Maria Margarida. Introdução á metodologia do trabalho científico. 7ºedição, São Paulo, Edit. Atlas, 2006.

Batista, Halcima Melo. Balanço Social: Uma mudança de Estratégia a Favor da Política Social. XVI Congresso de Contabilidade. Goiânia: 2000.

Carvalhêdo, W.S; Lira, E.B. Palmas Ontem E Hoje: Do interior do Cerrado ao Portal da Amazônia. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.1, n.2, p.51-73, jul. 2009.

Freitas, Bruno C.C. Um modelo para o gerenciamento de múltiplos projetos de software aderente ao CMMI. Trabalho de Graduação, UFPE, Pernambuco, 2005.

Froemming, Lurdes M.S. Marketing Público. Coleção Educação à distância, série livro texto. Ed. Unijuí. Rio Grande do Sul, 2009.

Humes, Dom Cláudio. O Balanço Social nas Empresas. O Estado de São Paulo, 3/11/1999.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2009); Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Vol. 19).

Kerin, R. A.; Hartley, S. W.; Berkowitz, E. N.; Rudelius, W. Marketing. 8. Ed. São Paulo: Mc-Graw-Hill, 2007.

Kotler, Philip. Marketing para organizações que não visão o lucro. São Paulo: Atlas, 1978.

Kotler, Philip. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. Ed. Atlas, São Paulo, 1997.

Kotler, Philip; Armstrong, Gary. Princípios de Marketing. 7 ed., Edit LTC, Rio de janeiro, 1995.

Neves, Eduardo B; Domingues, C.A. Manual de Metodologia de Pesquisa Científica. Edit. CEP, Rio de Janeirro, 2007.

Noro, Greice de Bem; Mota, Melina de S.; Mattana, Luciano; Rocha, Rudimar A.; Oliveira, João H.R. Marketing social estratégico: um estudo sobre as estratégias de uma rede interorganizacional para a legitimação de sua imagem. In: XXVI ENEGEP, 9 a 11 de outubro de 2006, Fortaleza. Anais eletrônicos.

Marconi, Marina de A.; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed., São Paulo, Edit. Atlas, 2008.

Mercês, Carlos Henrique de Cerqueira; Aragão, Fabiana Lisboa; Ladeira, Rodrigo. Marketing de serviço público: análise da qualidade dos serviços prestados pela secretaria municipal da fazenda de feira de Santana - Bahia, na opinião de servidores e contribuintes.

Ribeiro, Eneida B.S; Francisconi, Karine. Marketing e serviços públicos: investigando a resistência ao marketing a partir de uma análise histórica e institucional In: Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007, Resende. Anais do IV simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGET, 2007. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos07/1378_MARKETING%20E%20SERVICOS%20PUBLICOS.pdf>. Acessado em 04 mar. 2012.

Roldão, Victor S. Gestão de projetos: uma perspectiva integrada. São Carlos, Edufscar, 2010.

Silva, V.C.P. Girassóis de Pedra: Imagens e metáfora de uma cidade em busca do tempo. Tese de Doutorado. PPG em Geografia, UNESP, Presidente Prudente, 2008.

Trevisan, Rose Mary. Marketing em instituições educacionais. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 93-103, 2001.

Vargas, Ricardo V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5. Ed., Rio de Janeiro, Ed Brasport, 2003.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

França Freitas, T. P., & de Sousa, R. R. (2013). Gerenciamento de Projetos na Construção Civil como Ferramenta Chave de Marketing no Serviço Público. Revista De Gestão E Projetos, 4(2), 185–212. https://doi.org/10.5585/gep.v4i2.100

Edição

Seção

Artigos