PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v11i3.18216

Palavras-chave:

Simulador educacional, Gestão de projetos, Aprendizagem vivencial, Educação gerencial

Resumo

O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada.

Biografia do Autor

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Administração e Adm. Pública (UFF/ICHS)Programa de Pós-graduação em Administração - http://ppga.sites.uff.br/Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS)

Eduardo de Lima Pinto Carreiro, Mestrado Profissional em Administração, PPGA-UFF Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) na modalidade profissional.

Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) na graduação em Administração e Engenharia de Produção.

Humberto Reis dos Santos Souza, Mestrado Profissional em Administração, PPGA-UFF Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre em administração pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2014).

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

João Amaro da Silva Dias, Mestrado Profissional em Administração, PPGA-UFF e Receita Federal do Brasil

Mestre no Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal Fluminense 

Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil 

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.

Barbosa, M. W., & Rodrigues, C. de Á. (2020). Project Portfolio Management teaching: Contributions of a gamified approach. International Journal of Management Education, 18(2). https://doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100388

Bell, A. (2016). The Development of a Conceptual Framework for Simulations in Project Management Education. Coventry University.

Bočková, K. H., Sláviková, G., & Gabrhel, J. (2015). Game Theory as a Tool of Project Management. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 213(1), 709–715.

Borrajo, F., Bueno, Y., De Pablo, I., Santos, B., Fernández, F., García, J., & Sagredo, I. (2010). SIMBA: A simulator for business education and research. Decision Support Systems, 48(3), 498-506. https://doi.org/10.1016/j.dss.2009.06.009

Bukvić, I. B., Buljubašić, I., & Ivić, M. (2020). Project management education in Croatia : A focus on the IT sector needs PROJECT MANAGEMENT EDUCATION IN CROATIA : A FOCUS ON THE IT SECTOR NEEDS . Journal of Contemporary Management Issues. https://doi.org/https://doi.org/10.30924/mjcmi.25.1.14

Butzke, M. A., & Alberton, A. (2017). Estilos de aprendizagem e jogos de empresa: a percepção discente sobre estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem. REGE-Revista de Gestão, 24(1), 72-84. doi: doi.org/10.1016/j.rege.2016.10.003

Calderón, A., Ruiz, M., & O’Connor, R. V. (2018). A serious game to support the ISO 21500 standard education in the context of software project management. Computer Standards and Interfaces, 60(May), 80–92. https://doi.org/10.1016/j.csi.2018.04.012

Carreiro, E. de L. P., & Oliveira, M. A. (2015). Jogo de Empresas em Gestão de Projetos: aplicação em uma multinacional automobilística. Revista Pensamento Contemporâneo Em Administração, 9(4), 69. https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.593

Carreiro, E. de L. P., & Oliveira, M. A. (2018). Análise da Implementação de um Programa Vivencial em Gestão de Projetos em Cursos Universitários. Revista de Gestão e Projetos, 09(02), 45–64. https://doi.org/10.5585/gep.v9i2.660

Carvalho, M. M., & Rabequini Jr., R. (2017) Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Cicmil, S., & Gaggiotti, H. (2018). Responsible forms of project management education: Theoretical plurality and reflective pedagogies. International Journal of Project Management, 36(1), 208-218. doi: doi.org/10.1016/j.ijproman.2017.07.005

Cruz, R. I. G. (2017). Processo de incubação de empresas de base tecnológica à luz da gestão de projetos: um estudo de casos múltiplos (Dissertação de mestrado, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24546

Denzin, N. K., Lincoln, Y. S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre, Bookman e Artmed.

Dias, J. A. S. (2016). Modelo de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos (Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense). Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/6417

Drury-Grogan, M. L. (2014). Performance on agile teams: Relating iteration objectives and critical decisions to project management success factors. Information and Software Technology, 56(5), 506-515.

Eder, S., Conforto, E. C., Amaral, D. C., & Silva, S. L. D. (2015). Diferenciando as abordagens tradicional e ágil de gerenciamento de projetos. Production, 25(3), 482-497. https://doi.org/10.1590/S0103-65132014005000021.

Guillen, R. I., & Veras, M. (2018). Processo de incubação de empresas de base tecnológica à luz da gestão de projetos: Um estudo de casos múltiplos. Revista de Gestão e Secretariado, 9(2), 126-157. doi: https://doi.org/10.7769/gesec.v9i2.760

Hornstein, H. A. (2015). The integration of project management and organizational change management is now a necessity. International Journal of Project Management, 33(2), 291-298. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2014.08.005

Kolb, A. Y., Kolb, D. A., Passarelli, A., & Sharma, G. (2014). On becoming an experiential educator: The educator role profile. Simulation & Gaming, 45(2), 204-234. doi: https://doi.org/10.1177/1046878114534383

Kriz, W. C., & Hense, J. U. (2006). Theory-oriented evaluation for the design of and research in gaming and simulation. Simulation & Gaming, 37(2), 268-283. doi: https://doi.org/10.1177/1046878106287950

Lacruz, A. J., & Américo, B. L. (2018). Influência do debriefing no aprendizado em jogos de empresas: um delineamento experimental. Brazilian Business Review, 15(2), 192-208. doi: doi.org/10.1590/S1519-70772003000100006

LAGOS. (2020). Laboratório de Gestão Organizacional Simulada. Nossa história [online]. Disponível em: <http://lagos.sites.uff.br/nossa-historia/>. Acessado 29 de Agosto, 2020.

Law, K. M. (2019). Teaching project management using project-action learning (PAL) games: A case involving engineering management students in Hong Kong. International Journal of Engineering Business Management, 11(1), 1-7. doi: https://doi.org/10.1177/1847979019828570

Liu, J. W., Ho, C. Y., Chang, J. Y., & Tsai, J. C. A. (2019). The role of Sprint planning and feedback in game development projects: Implications for game quality. Journal of Systems and Software, 154, 79-91.

Medeiros, B. C., da Silva Araújo, V. F., de Almeida, M. K., & Oliveira, S. (2018). Life Cycle Canvas (LCC): Um modelo visual para a gestão do ciclo de vida do projeto. Revista de Gestão e Projetos-GeP, 9(1), 87-101.

Neves, S. M., Da Silva, C. E. S., Salomon, V. A. P., Da Silva, A. F., & Sotomonte, B. E. P. (2014). Risk management in software projects through knowledge management techniques: cases in Brazilian incubated technology-based firms. International Journal of Project Management, 32(1), 125-138. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2013.02.007

Neves, S. M., & Silva, C. E. S. D. (2016). Gestão de riscos aplicada a projetos de desenvolvimento de software em empresas de base tecnológica incubadas: revisão, classificação e análise da literatura. Gestão & Produção, 23(4), 798-814. doi: https://doi.org/10.1590/0104-530x472-15

Ojiako, U., Ashleigh, M., Chipulu, M., & Maguire, S. (2011). Learning and teaching challenges in project management. International Journal of Project Management, 29(3), 268–278.

Oliveira, M. A.; Teodoro, P. (2013). Manual do Simulador de Gestão de Projetos (PMS-SIM). Rio de Janeiro, RJ, Fundação Biblioteca Nacional. N. de Registro 602.412.

Patah, L. A.; Carvalho, M. M.; Biazzin, C. ; Ferreira, F. C.; Vasconcellos, L. H. R. (2016). Construindo pontes entre ensino e a prática da gestão de projetos. MundoPM (Curitiba), v. 12, p. 75-83.

Perides, M. P. N., Vasconcellos, E. P. G. de, & Vasconcellos, L. (2020). A gestão de mudanças em projetos de transformação digital: estudo de caso em uma organização financeira. Revista de Gestão e Projetos, 11(1), 54–73. https://doi.org/10.5585/gep.v11i1.16087

Picciotto, R. (2019). Towards a ‘New Project Management’movement? An international development perspective. International Journal of Project Management. Publicação eletrônica antecipada. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2019.08.002

PMI – Project Management Institute (2017). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). (6a ed.). Pennsylvania: Project Management Institute.

Reich, B. H., Gemino, A., & Sauer, C. (2014). How knowledge management impacts performance in projects: An empirical study. International Journal of Project Management, 32(4), 590-602. doi: doi.org/10.1016/j.ijproman.2013.09.004

Rokooei, S., Goedert, J. D., & Najjar, L. (2017). Enhancing Construction Project Management Education by Simulation. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 143(4), 1-9. doi: doi.org/10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000329

Santos-Souza, H. R., & Oliveira, M. A. (2019). O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(1), 147-183. doi: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1290

Sauaia, A. C. A. (2013). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.

Sauaia, A. C. A., & Zerrenner, S. A. (2009). Jogos de empresas e economia experimental: um estudo da racionalidade organizacional na tomada de decisão. Revista De Administração Contemporânea, 13(2), 189-209. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000200003

Schmitz, L. C., Alperstedt, G. D., Van Bellen, H. M., & Schmitz, J. L. (2015). Limitações e Dificuldades Na Utilização Da Abordagem Experiencial no ensino De Gerenciamento De Projetos Em Um Curso De Graduação Em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 16(3), 537. http://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.283

Silva, R. F., & de Melo, F. C. L. (2016). Modelos híbridos de gestão de projetos como estratégia na condução de soluções em cenários dinâmicos e competitivos. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 12(3).

Souza, E. R. (2017). Uma análise das metodologias de gerenciamento de projetos em incubadoras de base tecnológica e parques tecnológicos no estado de São Paulo: um estudo de casos múltiplos. (Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos, Universidade Nove de Julho, São Paulo). Recuperado de: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NOVE_e749501b503a23d9537d10aa132a18ce

Souza, H. R. S (2019). Programa de Aprendizagem Vivencial em Gestão De Projetos para Incubadoras de Empresas. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense). Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/13217

UFF. Universidade Federal Fluminense. (2020). Apresentação. [online]. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=apresentacao> Acessado 29 de Agosto, 2020.

Vargas, L. (2016). Gerenciamento Ágil de Projetos em Desenvolvimento de Software: Um Estudo Comparativo sobre a Aplicabilidade do Scrum em Conjunto com PMBOK e/ou PRINCE2. Revista de Gestão e Projetos, 7(3), 48-60. doi:https://doi.org/10.5585/gep.v7i3.398

Vieira, G. L. S., & Antoniolli, P. D. (2018). Adoção de Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos: Estudo em Empresas Brasileiras. Revista IPTEC, 6(1), 78-93. DOI 10.5585/iptec.v6i1.136

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Oliveira, M. A., Carreiro, E. de L. P., Souza, H. R. dos S., & Dias, J. A. da S. (2020). PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos. Revista De Gestão E Projetos, 11(3), 185–217. https://doi.org/10.5585/gep.v11i3.18216

Edição

Seção

Relatos Técnicos