Processos de aprendizagem em equipe de projeto que utiliza metodologia ágil
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v12i1.18750Palavras-chave:
Aprendizagem de equipes, Equipes de projetos, Metodologia ágil, Tecnologia da Informação, Processo de Aprendizagem. Ágil.Resumo
Organizações de Tecnologia da Informação (TI) que utilizam metodologia ágil dependem dos processos de aprendizagem de suas equipes de projeto, uma vez que são elas que desenvolvem os produtos e serviços da organização. Compreender como ocorre o processo de aprendizagem de equipes de projeto que utilizam metodologia ágil em contexto real pode auxiliar no desenvolvimento de procedimentos para o aumento da taxa de sucesso de projetos. Este artigo tem como objetivo descrever como ocorre o processo de aprendizagem de uma equipe de projeto de uma grande organização de TI do sul do Brasil que utiliza a metodologia ágil na execução de seus projetos. A perspectiva teórica utilizada foi a de processos de grupos, que considera a aprendizagem como o processo iterativo de comportamentos de reflexão-ação entre os membros da equipe durante a realização de seu trabalho. Realizou-se um estudo de caso a partir da observação sistemática de reuniões da equipe, os quais foram analisados por meio de análise temática. Dos 1027 trechos de falas categorizados como comportamentos de aprendizagem durante as reuniões, 64% referem-se a comportamentos de reflexão e 36% a comportamentos de ação. A análise dos resultados indica que os comportamentos de reflexão promovem comportamentos de ação e que a interface entre os comportamentos de aprendizagem é retroalimentada. O reforço de determinados comportamentos ajuda os membros da equipe a compreenderem o que é esperado e quais decisões são mais adequadas. Conclui-se que a metodologia ágil auxilia na composição de um ambiente de aprendizagem e, por fim, apresenta-se uma proposta de pesquisas futuras sobre o tema investigado.
Referências
Adler, P. S. (1990). Shared learning. Management Science, 36(8), 938–957. doi: 10.1287/mnsc.36.8.938
Akgün, A., Lynn, G. S., Keskin, H., & Dogan, D. (2014). Team learning in IT implementation projects: antecedents and consequences. International Journal of Information Management, 34(1), 37-47. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2013.09.007
Annosi, M. C., Hemphälä, J., & Brunetta, F. (2018). Investigating the impact of agile methods on learning and innovation. In: Boccardelli, P., Annosi, M. C., Brunetta, F., & Magnusson, M. (eds) Learning and Innovation in Hybrid Organizations. Palgrave Macmillan, Cham. doi: 10.1007/978-3-319-62467-9_5
Annosi, M. C., Martini, A., Brunetta, F., & Marchegiani, L. (2018). Learning in an agile setting: a multilevel research study on the evolution of organizational routines. Journal of Business Research, 1-13. doi: 10.1016/j.jbusres.2018.05.011
Anwer, F., Aftab, S., Shah, S.M., & Waheed, U. (2017). Comparative analysis of two popular agile process models: extreme programming and scrum. International Journal of Computer Science and Telecommunications, 8(2), 1-7. doi: 10.31838/ijccts/08.02.01
Beck, K. et al. Manifesto for agile software development, 2001. Disponível em: http: http://www.agilemanifesto.org. Acesso em: jun. 2020.
Braun, V., & Clarke, V. (2012). Thematic analysis. In: Cooper, H., Camic, P. M., Long, D. L., Panter, A. T., Rindskopf, D., & Sher, K. J. (Eds.). APA handbook of research methods in psychology. Washington, DC: American Psychological Association, 2, 57-71. doi: 10.1037/13620-004
Cavazotte, F. S. C. N., Moreno, V. A., & Turano, L. M. (2015). Cultura de aprendizagem contínua, atitudes e desempenho no trabalho: uma comparação entre empresas do setor público e privado. Revista de Administração Pública, 49(6), 1555-1578. doi: 10.1590/0034-7612136534.
Davis, K. (2017). An empirical investigation into different stakeholder groups perception of project success. International Journal of Project Management, 35(4), 604-617. doi: 10.1016/j.ijproman.2017.02.004
Edmondson, A. C. (1999). Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative Science Quarterly Science, 44(2), 350-383. doi: 10.2307/2666999
Edmondson, A. C. (2002) The local and variegated nature of learning in organizations: A group-level perspective. Organization Science, 13(2), 128-146. doi: 10.1287/orsc.13.2.128.530
Edmondson, A. C., Dillon, J. R., & Roloff, K. S. (2007). Three perspectives on team learning. The Academy of Management Annals, 1(1), 269-314. doi: 10.1080/078559811
Edmondson, A., & Nembhard, I. (2009). Product development and learning in project teams: the challenges are the benefits. The Journal of Product Innovation Management, 26, 123-138. doi: 10.1111/j.1540-5885.2009.00341.x
Engelbrecht, J., Johnston, K. A., & Hooper, V. (2017). The influence of business managers’ IT competence on IT project success. International Journal of Project Management, 35(6), 994-1005. doi: 10.1016/j.ijproman.2017.04.016
Fink, A. (2009). How to conduct surveys: a step-by-step guide. Fourth Edition, London, UK: SAGE Publications Inc.
Harvey, J. F., Bresman, H., Edmondson, A. C., & Pisano, G. (2020). Team learning and superior firm performance: a meso-level perspective on dynamic capabilities. Harvard Business School Technology & Operations, Working Paper 19-059. doi: 10.5465/AMBPP.2018.18086abstract
Henriksen, A., & Pedersen, S. A. (2017). A qualitative case study on agile practices and project success in agile software projects. Journal of Modern Project Management, 5(1), 62-73. doi: 10.19255/JMPM01306
Heravi, G., & Gholami, A. (2018). The influence of project risk management maturity and organizational learning on the success of power plant construction projects. Project Management Journal, 49(5), 22-37. doi: 10.1177/8756972818786661
Hidding, G. J., & Nicholas, J. M. (2017). A new way of thinking about IT project management practices: early empirical results. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, 27(1), 81-95. doi: 10.1080/10919392.2016.1263113
Kandukuri, V., & Nasina, J. (2017). Collaborative team learning contributions to the knowledge management process, leadership, and culture in a multinational indian IT company. International Journal of Business and Information, 12(2). doi: 10.6702/ijbi.2017.12.2.1
Khalil, M. A., & Kotaiah, B. (2017). Implementation of agile methodology based on SCRUM tool. 2017 International Conference on Energy, Communication, Data Analytics and Soft Computing (ICECDS), 2351-2357. doi: 10.1109/ICECDS.2017.8389872
Koeslag-Kreunen, M.; Van den Bossche, P.; Hoven, M.; Van der Klink, M.; & Gijselaers, W. (2018). When leadership powers team learning: a meta analysis. Small Group Research, 49(4), 475-513. doi: 10.1177/1046496418764824
Kozlowski, S. W. J., & Bell, B. S. (2001). Work groups and teams in organizations. Cornell University, ILR School.
Kozlowski, S. W. J., & Ilgen, D. R. (2006). Enhancing the effectiveness of work groups and teams. Psychological Science in the Public Interest, 7(3), 77-124. doi: 10.1111/j.1529-1006.2006.00030.x
Koskinen, K., & Pihlanto, P. (2008). Knowledge management in project-based companies. New York: Palgrave Macmillan. doi: 10.1057/9780230595071
Kuusinen, K., Peggy, G., Sharp, H., Barroca, L., Taylor, K., & Wood, L. (2017). Knowledge sharing in a large agile organisation: a survey study. In: 18th International Conference. Agile Processes in Software Engineering and Extreme Programming, 135-150. doi: 10.1007/978-3-319-57633-6_9
Lehmann-Willenbrock, N. (2017). Team learning: new insights through a temporal lens. Small Group Research, 48(2), 123-130. doi: 10.1177/1046496416689308
Liang, D. W., Moreland, R. L., & Argote, L. (1995). Group versus individual training and group performance: the mediating factor of transactive memory. Personality and Social Psychology Bulletin, 21(4), 384–393. doi: 10.1177/0146167295214009
Maruping, L. M., & Magni, M. (2015). Motivating employees to explore collaboration technology in team contexts. Management Information Systems Quarterly, 39(1), 1-16. doi: 10.5902/1983465923853
Merriam, S. B., & Tisdell, E. J. (2016). Qualitative research. A guide to design and implementation. 4. ed. San Francisco: Jossey-Bass.
Moreland, R. L., & Myaskovsky, L. (2000). Exploring the performance benefits of group training: Transactive memory or improved communication? Organizational Behavior and Human Decision Processes, 82(1), 117. doi: 10.1006/obhd.2000.2891
Noguera, I., Guerrero-Roldán, A. E., & Masó, R. (2017). Collaborative agile learning in online environments: Strategies for improving team regulation and project management. Computers & Education. doi: 10.1016/j.compedu.2017.09.008.
Rasnacis, A., & Berzisa, S. (2017). Method for adaptation and implementation of agile project management methodology. Procedia Computer Science, 104, 43-50. doi: 10.1016/j.procs.2017.01.055
Sarin, S., & McDermott, C. (2003). The effect of team leader characteristics on learning, knowledge application, and performance of cross-functional new product development teams. Decision Sciences, 34(4), 707–739. doi: 10.1111/j.1540-5414.2003.02350.x
Serrador, P., & Pinto, J. K. (2015). Does Agile work? — A quantitative analysis of agile project success. International Journal of Project Management, 33(5), 1040-1051. doi: 10.1016/j.ijproman.2015.01.006
Singh, A. & Hess, T. (2017). How chief digital officers promote the digital transformation of their companies. Management Information Systems Quarterly Executive, 16(1). doi: 10.4324/9780429286797-9
Soto-Acosta, P., Popa, S., & Martinez-Conesa, I. (2018). Information technology, knowledge management and environmental dynamism as drivers of innovation ambidexterity: a study in SMEs. Journal of Knowledge Management, 22(4), 824-849. doi: 10.1108/JKM-10-2017-0448
Taylor, S., & Bogdan, R. (1994). Introducción a los métodos cualitativos. Buenos Aires: Paidos.
Veelen, R. V., & Ufkes, E. G. (2019). Teaming up or down? A multisource study on the role of team identification and learning in the team diversity–performance link. Group & Organization Management, 44(1), 38-71. doi: 10.1177/1059601117750532
Vergara, S. C. (2004). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.
Widmann, A., Messmann, G., & Mulder, R. H. (2016). The impact of team learning behaviors on team innovative work behavior: a systematic review. Human Resource Development Review, 15(4), 429-458. doi: 10.1177/1534484316673713
Wiese, C. W., & Burke, C. S. (2019). Understanding team learning dynamics over time. Frontiers in Psychology, 10(1417), 1-14. doi: 10.3389/fpsyg.2019.01417
Wright, T. P. (1936). Factors affecting the cost of airplanes. Journal of Aeronautical Sciences, 3(4), 122–128. doi: 10.2514/8.155
Zhang, L., Cao, T., & Wang, Y. (2018). The mediation role of leadership styles in integrated project collaboration: An emotional intelligence perspective. International Journal of Project Management, 36(2), 317-330. doi: 10.1016/j.ijproman.2017.08.014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 GeP – Revista Gestão e Projetos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.