Processos de aprendizagem em equipe de projeto que utiliza metodologia ágil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v12i1.18750

Palavras-chave:

Aprendizagem de equipes, Equipes de projetos, Metodologia ágil, Tecnologia da Informação, Processo de Aprendizagem. Ágil.

Resumo

Organizações de Tecnologia da Informação (TI) que utilizam metodologia ágil dependem dos processos de aprendizagem de suas equipes de projeto, uma vez que são elas que desenvolvem os produtos e serviços da organização. Compreender como ocorre o processo de aprendizagem de equipes de projeto que utilizam metodologia ágil em contexto real pode auxiliar no desenvolvimento de procedimentos para o aumento da taxa de sucesso de projetos. Este artigo tem como objetivo descrever como ocorre o processo de aprendizagem de uma equipe de projeto de uma grande organização de TI do sul do Brasil que utiliza a metodologia ágil na execução de seus projetos. A perspectiva teórica utilizada foi a de processos de grupos, que considera a aprendizagem como o processo iterativo de comportamentos de reflexão-ação entre os membros da equipe durante a realização de seu trabalho. Realizou-se um estudo de caso a partir da observação sistemática de reuniões da equipe, os quais foram analisados por meio de análise temática. Dos 1027 trechos de falas categorizados como comportamentos de aprendizagem durante as reuniões, 64% referem-se a comportamentos de reflexão e 36% a comportamentos de ação. A análise dos resultados indica que os comportamentos de reflexão promovem comportamentos de ação e que a interface entre os comportamentos de aprendizagem é retroalimentada. O reforço de determinados comportamentos ajuda os membros da equipe a compreenderem o que é esperado e quais decisões são mais adequadas. Conclui-se que a metodologia ágil auxilia na composição de um ambiente de aprendizagem e, por fim, apresenta-se uma proposta de pesquisas futuras sobre o tema investigado.

Biografia do Autor

Eduarda Vieira Floriani, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2020) e graduada em Psicologia (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência profissional na área de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, e Avaliação de Desempenho. Nas pesquisas científicas, tem interesse pelas temáticas: Retenção de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, e Aprendizagem Organizacional. Participou do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e do Laboratório de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT).

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina

Andrea Steil é chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e o Laboratório de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT). Atua como professora no curso de Psicologia da UFSC e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e de Psicologia, na mesma universidade. Realiza projetos de pesquisa e atividades de extensão nas áreas de intenções comportamentais em organizações e trabalho, retenção de talentos, desenvolvimento de habilidades sociais, modelos mentais, aprendizagem de equipes e aprendizagem organizacional. Antes de ingressar na área acadêmica e científica, atuou por 10 anos em organizações com e sem fins lucrativos em cargos técnicos, gerenciais e diretivos.

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Publicado

2021-03-11

Como Citar

Floriani, E. V., & Steil, A. V. (2021). Processos de aprendizagem em equipe de projeto que utiliza metodologia ágil. Revista De Gestão E Projetos, 12(1), 149–171. https://doi.org/10.5585/gep.v12i1.18750

Edição

Seção

Artigos