Competências individuais para a Gestão de Projetos

Estudo em uma Instituição de Saúde Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v15i1.24043

Palavras-chave:

Gestão de projetos, competências individuais, saúde pública., Competências, Qualificação profissional

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar o grau de importância e domínio das competências individuais requeridas para a gestão de projetos em uma instituição de saúde pública brasileira. Tratou-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa e quantitativa. As competências identificadas a partir do referencial teórico foram analisadas por meio de análise de conteúdo e descritas em forma de comportamentos ob­serváveis, gerando um total de 48 competências. Posteriormente, um questionário foi aplicado a 18 gerentes de projetos estratégicos e, a partir da autoavaliação desses profissionais, estabeleceu-se as prioridades de desenvolvimento de competências por meio do cálculo do Índice de Necessidades de Treinamento [INT]. Os participantes consideraram todas as competências apresentadas muito importantes para a atuação profissional. Além disso, os resultados apontaram que os gestores possuem alto nível de qualificação profissional para a gestão dos projetos, devendo o foco no desenvolvimento ser concentrado em lacunas de competências específicas de alguns gestores relaciona­das ao gerenciamento de custos, escopo, de aquisições e contratações e de comunicação. A pesquisa contribui para o desenvolvimento das competências dos gerentes de projetos da instituição analisada e para o avanço do debate acerca de com­petências para gestão de projetos na saúde pública.

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Biografia do Autor

Daniel Gonçalves Moura Silveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Mestre em Gestão e Estratégia (UFRRJ)

Pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos e Negócios em TI (IFRJ) e em Gestão em Saúde Pública (UFF)

Bacharel em Administração (UFF)

Servidor público

Daniel Clarismundo Borges, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ)

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pelo Instituto Cândido Mendes (ICAM). Professor EBTT do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Engenheiro Paulo de Frontin

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Publicado

2024-02-27

Como Citar

Silveira, D. G. M., & Borges, D. C. (2024). Competências individuais para a Gestão de Projetos: Estudo em uma Instituição de Saúde Pública. Revista De Gestão E Projetos, 15(1), 90–115. https://doi.org/10.5585/gep.v15i1.24043

Edição

Seção

Artigos