Relação entre a hospitalidade na cultura organizacional e a satisfação na resolução de problemas dos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26987Palavras-chave:
Hospitalidade, gestão de pessoas, cultura organizacionalResumo
Este estudo busca identificar a associação entre a cultura de hospitalidade organizacional e o grau de satisfação do consumidor nas ocasiões em que há reclamação sobre os serviços prestados e, consequentemente, ruptura na relação anfitrião-hóspede. As 30 organizações escolhidas para este estudo tinham cadastro ativo nas plataformas de carreiras Indeed e Reclame Aqui em março de 2023. Eram de diferentes setores da economia de serviços. Na plataforma Indeed, foram selecionadas as 20 avaliações mais recentes de colaboradores e ex-funcionários, contemplando notas de satisfação geral com o ambiente de trabalho e respostas abertas. A amostra desta pesquisa contou com 600 respondentes. Foi criado um algoritmo para classificar a presença dos termos-chave da cultura de hospitalidade e em seguida a associação com os índices de satisfação sobre os serviços dessas empresas. Como resultado, constatou-se que a cultura de hospitalidade organizacional está associada ao grau de satisfação, resolução de problemas, fidelização e retorno de novos negócios por parte dos clientes. Os resultados desta pesquisa oferecem novas evidências sobre a relação entre satisfação do consumidor, taxa de solução e novos negócios em diferentes setores. Além disso, traz achados empíricos e um método para organizações prestadoras de serviços que buscam diagnosticar e gerir sua cultura organizacional, independente do setor de atuação.
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