PMO as a service: Uma análise da competência pela lente francófona
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27968Palavras-chave:
management and organization studies, competence, project management office, project management office as a serviceResumo
Este artigo tem como objetivo vincular a corrente francesa de competência para investigar a competência mobilizada pelo profissional do Project Management Office as a Service na execução de seu trabalho. Uma abordagem qualitativa é usada para explorar um fenômeno tão pouco estudado. Os dados foram coletados por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da teoria fundamentada. Os resultados mostram algumas competências e atributos mobilizados pelos profissionais estudados para atuar com competência em situações reais de trabalho onde o contexto influencia seu desempenho. Termina contribuindo empiricamente para a literatura sobre Project Management Office na medida em que os achados indicam possibilidades de formatar treinamentos personalizados mais direcionados a situações reais de trabalho, onde as organizações podem se orientar para treinar seus funcionários, que podem aumentar sua empregabilidade.
Referências
Alexandrova, M., Stankova, L., & Gelemenov, A. (2015). The Role of Project Office for Project Portfolio Management. Economic Alternatives, 1(1), 18-30.
Aubry, M., et al. (2010). Project management offices in transition. International Journal of Project Management, 28(8), 766–778.
Bansal, P., Smith, W. K., & Vaara, E. (2018). New Ways of Seeing Through Qualitative Research. Academy of Management Journal, 61(4), 1189–1195.
Bernstein, S. (2000). Project Offices in Practice. Project Management Journal, 31(4), 4–6.
Campos, D. F., et al. (2019). Professional competencies in supply chain management in the mid-sized supermarket sector in Brazil. Supply Chain Management, 24(3), 405–416.
Corbin, J. M., & Strauss, A. (1990). Grounded theory research: Procedures, canons, and evaluative criteria. Qualitative Sociology, 13(1), 3–21.
Creswell, J. W. (2009). Mapping the field of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, 3(2), 95–108.
Davenport, T. H. (2005). The Coming Commodilization of Processes. Harvard Business Review, 83(6), 101–108.
Desouza, K. C., & Evaristo, J. R. (2006). Project management offices: A case of knowledge-based archetypes. International Journal of Information Management, 26(5), 414–423.
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5, 183-196.
Flick, U. (2007). Managing Quality in Qualitative Research. London: Sage.
Geddes, A., Parker, C., & Scott, S. (2018). When the snowball fails to roll and the use of ‘horizontal’ networking in qualitative social research. International Journal of Social Research Methodology, 21(3), 347–358.
Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman.
Glaser, B. G., & Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Aldine.
Gray, D. (2009). Doing Research in the Real World. London: SAGE Publications.
Hobbs, B., & Aubry, M. (2007). A multi-phase research program investigating project management offices (PMOS): the results of phase 1. Project Management Journal, 38, 74–86.
Karkukly, W. (2019). Does outsourcing of PMO Functions improve Organisational Performance? Qualitative study evidence from a case study in South Africa. PM World Journal, 8.
Kvale, S. (2007). Doing interviews. London: SAGE Publications.
Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo as competências dos profissionais. Porto Alegre: Artmed.
Le Boterf, G. (2017). Agir en professionnel compétent et avec éthique. Éthique Publique, 19(1).
Martins, V. A., & Martins, M. R. (2012). Outsourcing Operations in Project Management Offices: The Reality of Brazilian Companies. Project Management Journal, 43(2), 68-83.
PMI. (2013). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) (5th ed.). Project Management Institute.
PMI. (2017). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute.
Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at Work: An Interpretative Approach. Academy of Management Journal, 43(1), 9–25.
Saxena, K. B. C., & Bharadwaj, S. S. (2009). Managing business processes through outsourcing: a strategic partnering perspective. Business Process Management Journal, 15(5), 687–715.
Takey, S. M., & Carvalho, M. M. (2014). Competency mapping in project management: An action research study in an engineering company. International Journal of Project Management, 33, 784–796.
Zarifian, P. (1999). Objectif compétence. Paris: Liaisons.
Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Zarifian, P. (2003). O Modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Dornelas de Azevedo Fernandes, Bruno Luiz Américo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 74
- pdf (English) 40