PMO as a service: Uma análise da competência pela lente francófona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27968

Palavras-chave:

management and organization studies, competence, project management office, project management office as a service

Resumo

Este artigo tem como objetivo vincular a corrente francesa de competência para investigar a competência mobilizada pelo profissional do Project Management Office as a Service na execução de seu trabalho. Uma abordagem qualitativa é usada para explorar um fenômeno tão pouco estudado. Os dados foram coletados por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da teoria fundamentada. Os resultados mostram algumas competências e atributos mobilizados pelos profissionais estudados para atuar com competência em situações reais de trabalho onde o contexto influencia seu desempenho. Termina contribuindo empiricamente para a literatura sobre Project Management Office na medida em que os achados indicam possibilidades de formatar treinamentos personalizados mais direcionados a situações reais de trabalho, onde as organizações podem se orientar para treinar seus funcionários, que podem aumentar sua empregabilidade.

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Biografia do Autor

Bruno Dornelas de Azevedo Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Certificado PMI-PMP com mais de duas décadas de experiência profissional, tenho uma sólida formação em Administração de Empresas, Comércio Exterior, Logística Internacional e Gerenciamento de Projetos. Sou graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior, com um MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, uma Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos e um Mestrado Acadêmico em Administração. Minha carreira reflete um profundo envolvimento com gerenciamento de projetos e cadeia de suprimentos, especialmente nos setores de comércio exterior e logística internacional.Ao longo da minha trajetória, atuei em diversas indústrias como automotiva, mineração, construção, petróleo e gás, logística de transporte, educação a distância e governança pública, sempre assumindo posições de liderança. Meus cargos variaram de Gerente de Projetos a Gerente de Operações, de Gerente de Suprimentos e Armazém a Coordenador de Operações de Logística e Importação/Exportação. Minha experiência internacional me proporcionou a habilidade de liderar equipes multiculturais em megaprojetos em locais remotos, além de conduzir iniciativas de transformação digital, assegurando a colaboração eficaz entre equipes dispersas geograficamente.Desde 2018, tenho me dedicado também ao trabalho voluntário no Project Management Institute (PMI), onde atualmente ocupo o cargo voluntário de Vice Presidente (Biênio 2025-26). Antes, por dois mandatos consecutivos (2021-24), atuei como Diretor de Programas. Nesse período, liderei mais de 200 voluntários e organizei mais de 90 eventos, destacando-se o Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL2022), o cngresso mineiro CGPL2024 e o Evento Científico Anual (edições de 2020 a 2024), demonstrando meu compromisso com o desenvolvimento de uma comunidade vibrante e de excelência em gerenciamento de projetos e liderança.Este resumo reflete não apenas minha jornada profissional, mas também meu compromisso com o avanço dos campos de gerenciamento de projetos, cadeia de suprimentos e logística internacional, através de liderança prática e pesquisa acadêmica. Projetos mais relevantes:1) Projeto Petrobras P-56 - Ano 2009 - Empresa: Thermotite/Bredero Shaw - Cliente: Subsea7; 2) Projeto Carvão Moatize - 2010 a 2012 Empresa: Odebrecht - Cliente: Vale S/A e CFM; 3) Projeto Moatize Expansão - 2012 a 2013 Empresa: Odebrecht - Cliente:Vale S/A e CFM; 4) Projeto Corredor Logistico de Nacala - 2014 e 2015 Empresa Bollore - Cliente: CLN (Vale S/A, CFM e Mitsui); 5) Projeto Corredor de Desenvolvimento do Norte - 2014 e 2015 - Empresa: Bollore - Cliente Vale S/A, CFM e Mitsui; 6) Projeto de Implementação do Escritorio de Projetos na CGE/SC - 2022 a 2024 Organizacao: CGE/SC - Cliente: Governo de Santa Catarina; 7) Projeto Automtização do Fluxo de Projetos da CGE/SC (tranformação digital) - 2023 Organizacao: CGE/SC - Cliente: Governo de Santa Catarina; 8) Projeto Guyana Office Complex - 2024 - Empresa: Nabi-KCL - Cliente: ExxonMobil

Bruno Luiz Américo, Pontifical Catholic University of Peru

Doutor em Administração (UFES), com período como pesquisador visitante na University of Technology Sydney (UTS). Professor em regime de dedicação exclusiva no Departamento Acadêmico de Ciências da Gestão da Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) e membro da Escola de Governo e Políticas Públicas (PUCP).

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Publicado

2025-03-19

Como Citar

Fernandes, B. D. de A., & Américo, B. L. (2025). PMO as a service: Uma análise da competência pela lente francófona. Revista De Gestão E Projetos, 16(1), 65–94. https://doi.org/10.5585/2025.27968

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