Satisfação de Gerentes Conduz à Maturidade em Gestão de Projetos? Um Estudo de Caso no Serpro

Autores

  • Fabio Brito Santos Universidade Salvador – UNIFACS, Salvador
  • Francisco Uchoa Passos

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v2i1.29

Palavras-chave:

Gerência de Projetos de Software, Maturidade Organizacional, Avaliação de Sistemas de Informações, Satisfação de Usuários

Resumo

Este artigo faz uma avaliação do sistema de gerenciamento de projetos (GP) de software no SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, a partir da percepção de 271 profissionais que atuam em onze estados do Brasil desempenhando o papel de líder de projeto de software. O sistema de GP de software do SERPRO foi avaliado a partir de duas dimensões: a) a ferramenta tecnológica em si; e b) a maturidade organizacional em gestão de projetos. Para a avaliação da ferramenta, empregou-se um construto com 11 variáveis e igual número de indicadores. Na avaliação da maturidade, usou-se outro construto, com 7 variáveis e 21 indicadores correspondentes. As intensidades com que os sujeitos da pesquisa manifestaram-se sobre as duas referidas dimensões foram aferidas em uma escala do tipo Likert, com variação de 1 a 7. Os resultados mostraram que tanto o sistema computadorizado quanto a maturidade organizacional em gestão de projetos receberam avaliação levemente superior à média da escala, demonstrando que há espaço para melhorias naquelas duas dimensões. A estratificação da amostra em dois grupos, o dos sujeitos mais satisfeitos com o sistema e o dos sujeitos menos satisfeitos, revelou que os primeiros avaliam a maturidade organizacional de forma significativamente mais positiva do que os últimos. Essa diferença confirmou-se com a prova U de Mann-Whitney que levou a inferir sobre a possibilidade de alguma correlação entre a satisfação do indivíduo com a ferramenta e o potencial de contribuição que o mesmo pode dar para o incremento da maturidade organizacional da Instituição.

DOI:10.5585/gep.v2i1.29

Biografia do Autor

Fabio Brito Santos, Universidade Salvador – UNIFACS, Salvador

Mestre em Administração, especializado em gestão de projetos. Possui especialização lato sensu (2001) e graduação (2000) na área de desenvolvimento de sistemas, ambas cursadas na Faculdade Rui Barbosa. Líder de projetos de software no Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados desde 2007. Professor na Valor Intelectual - Consultoria & Treinamento, onde ministra treinamento de gerenciamento de projetos para empresas, utilizando MS Project . Professor no curso de especialização em engenharia de software da pós-graduação lato sensu da UNIFACS.

Francisco Uchoa Passos

Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi professor da Universidade de Sorocaba/SP. Atualmente é professor da Universidade Salvador/BA (Mestrado e Graduação em Administração e Engenharia da Produção) e da Faculdade SENAI/CIMATEC/BA (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial e Graduação em cursos tecnológicos).

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Publicado

2011-06-29

Como Citar

Santos, F. B., & Passos, F. U. (2011). Satisfação de Gerentes Conduz à Maturidade em Gestão de Projetos? Um Estudo de Caso no Serpro. Revista De Gestão E Projetos, 2(1), 143–173. https://doi.org/10.5585/gep.v2i1.29

Edição

Seção

Artigos