A Viabilidade Financeira no Desenvolvimento de Produtos Ecológicos Valorizados pelos Consumidores
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.167Palavras-chave:
Produto ecológico, Consumidores, Valor, Viabilidade econômica, Vantagem competitivaResumo
Este artigo tem o objetivo de evidenciar se existe viabilidade financeira na fabricação de produtos ecologicamente corretos que são valorizados pelos consumidores. O estudo foi aplicado a 111 consumidores em três supermercados, utilizando como referência um produto de uma indústria de derivados de alho. No desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o Modelo de análise de investimentos para fabricação de produtos ecologicamente corretos, desenvolvido por Bertolini, Rojo e Lezana (2012). O resultado da pesquisa evidenciou que os consumidores valorizam a oferta do produto ecológico com característica orgânica, porém, o valor prêmio que os consumidores estão dispostos a pagar pelo produto ecologicamente correto não cobre as despesas operacionais e de matéria-prima necessários. Portanto, a fabricação deste produto é inviável financeiramente.
DOI:10.5585/gep.v4i3.206
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