Ferramenta para Análise e Avaliação de Riscos no Planejamento de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento

Autores

  • Marta Fatima Vencato Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v5i2.253

Palavras-chave:

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, Riscos, Análise de Riscos

Resumo

Este trabalho é parte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia, dos Institutos LACTEC, em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná – PRODETEC. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo para análise e avaliação de riscos inerentes em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como classificar os riscos baseando-se na metodologia do Project Management Institute (PMI). A coleta de dados foi por meio da aplicação de questionário eletrônico para pesquisadores voluntários, vinculados a (1) uma instituição pública de ensino, a (2) uma instituição privada de ensino e a (3) uma instituição pública de pesquisa. Foi também objetivo deste trabalho elaborar uma ferramenta informatizada para análise e avaliação dos riscos durante o planejamento de projetos de P&D, identificando custos mínimos e máximos do projeto a partir da análise das ameaças e das oportunidades identificadas. Foi proposto ainda um índice de risco para apoio na análise das propostas de projetos pelas instituições de pesquisa como requisito para sua avaliação. A ferramenta informatizada foi validada por pesquisadores por meio de uma ficha de avaliação.

Biografia do Autor

Marta Fatima Vencato, Centro Universitário Campos de Andrade

Professora no Centro Universitário Campos de Andrade

Referências

Bomfin, D. F., Nunes, P. C. A. & Hastenreiter, F. (2012). Gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK: desafios para os gestores. Revista de gestão e projetos – GeP, São Paulo, 3(3), 58-87.

Chiavenato, I. (2000). Introdução à teoria geral da administração (6a. ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Genero, C. W. (2007). Identificação e avaliação dos principais aspectos do PMO (Project Management Office) como suporte para gestão de projetos tecnológicos no Lactec (Dissertação de Mestrado), PRODETEC Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia, LACTEC – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Curitiba-PR.

Menezes, L. C. M. (2009). Gestão de projetos (3a. ed.). São Paulo: Atlas.

Moutinho, J. A. & Kniess, C. T. (2012). Contribuições de um escritório de gerenciamento de projetos em um laboratório de P&D de uma universidade pública. Revista de Gestão de Projetos – GeP, São Paulo, 3(2), 260-271.

Palma, M. A. M., Andrade, J. L. P. & Pedro, J. S. (2011). Gestão de riscos em projeto: contornando incertezas para viabilizar a implantação de nova tecnologia em uma indústria petrolífera de E&P. Revista de Gestão de Projetos – GeP, São Paulo, 2(2), 102-122.

Pinheiro, A. A. et al. (2006). Metodologia para gerenciar projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos: uma proposta. RAP, 40(3), 457-78. Recuperado em 19 junho, 2013, de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewArtic le/6825

Pmbok - Project Management Institute. (2008). Um guia do conhecimento de projetos (Guia PMBOK). Texto e tradução Project Management Institute. São Paulo: Saraiva.

Pmbok - Project Management Institute. (2013). Um guia do conhecimento de projetos (Guia PMBOK) (5a. ed.). Pennsylvania: Global Standard.

Pontogp. (2007). O que é gerenciamento de projetos: a evolução de uma disciplina. Recuperado em 21 agosto, 2013, de http://pontogp.wordpress.com/gerenciamento-de-projetos/

Salles Junior, C. A. C. et al. (2010). Gerenciamento de riscos em projetos (2a. ed.). Rio de Janeiro: Editora FGV.

Torres, T. Z. & Pierozzi Junior, I. (2011). Gestão de conhecimento para instituições de PD&I. In Anales da Jornadas Argentinas de Informática, 40., 2011, Córdoba. (p. 195-210). Buenos Aires: Sociedad Argentina de Informática.

Valle, A. B. et al. (2007). Fundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: FGV.

Verzuh, E. (2000). MBA compacto, gestão de projetos. Rio de Janeiro: Campus.

Vieira, M. F. Três tempos da identificação de risco: passado, presente e futuro. Recuperado em 21 agosto, 2013, de http://www.slideshare.net/mcarvalhom/estrutura-analtica-de-riscos

Xavier, C. M. S. (2009). Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do proto (2a. ed. atual.). São Paulo: Saraiva.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Vencato, M. F. (2014). Ferramenta para Análise e Avaliação de Riscos no Planejamento de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Revista De Gestão E Projetos, 5(2), 102–111. https://doi.org/10.5585/gep.v5i2.253

Edição

Seção

Artigos