Gerenciando Serviços Terceirizados de TI com Base nas Práticas de Gerenciamento de Projetos: Estudo de Múltiplos Casos e Proposição de um Modelo Avaliativo.

Autores

  • Rubens Carlos de Jesus Filho Universidade Nove de Julho - Uninove
  • César Augusto Biancolino Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Marcos Cesar Weiss Centro Universitário da FEI-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v6i3.302

Palavras-chave:

Outsourcing de TI, Estratégia de TI, Gerenciamento de Projeto em TI, Gestão de TI.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir os aspectos que envolvem a contratação e gestão de serviços terceirizados (outsourcing) de TI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, baseada em estudos de múltiplos casos, contemplando empresas brasileiras. A análise dos dados apontou que as empresas não estão suficientemente habilitadas para construir relacionamentos consistentes e duradouros com fornecedores de serviços terceirizados, embora tenham ciência que a opção pelo outsourcing não se resume à seleção e contratação de um fornecedor, mas envolve também uma decisão que exige permanente vigilância e adequação à estrutura organizacional e à forma como a TI remanescente deve operar. Propõe-se, como contribuição decorrente da análise e dos resultados obtidos, um modelo de gestão de serviços terceirizados baseado em práticas de gerenciamento de projetos.

Biografia do Autor

Rubens Carlos de Jesus Filho, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestre em Administração. Programa de Mestrado Profissional, Universidade Nove de Julho, SP

César Augusto Biancolino, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Nove de Julho, SP.

Marcos Cesar Weiss, Centro Universitário da FEI-SP.

Doutorando em Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro Universitário da FEI-SP

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

de Jesus Filho, R. C., Biancolino, C. A., & Weiss, M. C. (2015). Gerenciando Serviços Terceirizados de TI com Base nas Práticas de Gerenciamento de Projetos: Estudo de Múltiplos Casos e Proposição de um Modelo Avaliativo. Revista De Gestão E Projetos, 6(3), 98–114. https://doi.org/10.5585/gep.v6i3.302

Edição

Seção

Artigos