Projeto Ser Criança: Avaliação e Resultados

Autores

  • Valter Moreira Rocha Junior Fundação Pedro Leopoldo, Facisa BH, Faculdade Arquidiocesana de Curvelo
  • Domingos Antônio Giroletti Fundação Pedro Leopoldo
  • Reginaldo de Jesus Carvalho Lima Fundação Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v9i1.524

Palavras-chave:

Avaliação. Projetos Educativos. Terceiro Setor. Responsabilidade Social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o Projeto Ser Criança “Educação pelo Brinquedo”, analisando os resultados por ele produzidos na formação social de crianças e adolescentes dele participantes. O Projeto tem sido implementado por uma organização do Terceiro Setor nas cidades de Curvelo e Araçuaí, em Minas Gerais. . Este artigo fundamenta-se em pesquisa descritiva que envolveu a análise de dados quantitativos e qualitativos advindos de fontes bibliográficas, documentais e entrevistas. Adotou-se o método de avaliação ex-post com foco nos impactos e resultados gerados pelo projeto com base em Albuquerque (2006). Foram utilizados os escores dos exames dos alunos de escolas públicas de ensino fundamental, realizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e dados obtidos nos relatórios técnicos elaborados pelos coordenadores e em 25 entrevistas que envolveram educadores, alunos, pais e egressos. Pelos resultados da pesquisa pode-se concluir que os alunos das escolas parceiras do Projeto apresentaram melhor desempenho escolar em comparação com aqueles obtidos pelos estudantes de outras escolas. A pesquisa revelou que o Projeto contribuiu na formação de crianças e jovens por meio de ações educativas inovadoras e de uma metodologia inclusiva.

Biografia do Autor

Valter Moreira Rocha Junior, Fundação Pedro Leopoldo, Facisa BH, Faculdade Arquidiocesana de Curvelo

Mestre em Administração Fundação Pedro Leopoldo, (2015). Pós Graduação em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento ESAB, (2012). Pós Graduação em Controladoria e Finanças UFMG, (2007). Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Professor na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (Facisa-BH) e na Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC). Contador na Abreu Barros Serviços Contábeis Ltda. Experiência na área Contábil, Tributária e Docência no Curso de Ciências Contábeis.

Domingos Antônio Giroletti, Fundação Pedro Leopoldo

Graduado e Licenciado em Filosofia e Estudos Sociais (1970) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1987). Pós doutorado em Relações Internacionais pela The London School of Economics and Politcal Scienice. (1993-1995 ). Professor Visitante do Departamento de Scienze Storiche Geografiche e dell? Antichità (DiSSGeA) ? Università degli Studi di Padova, de outubro de 2013 a fevereiro de 2014. Atualmente, é professor titular do MPA/ Fundação Pedro Leopoldo. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação ? Grupo de Pesquisa Interdisciplinar - FAPEMIG . Apresentador do Programa televisivo - Interconexão Brasil - BH News - Canal 9 da NET e canal 29. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Empresarial, Competitividade, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Cultura Organizacional e Educação.

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, Fundação Pedro Leopoldo

Doutorado em Administração pela UFMG. Membro do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG) e do Núcleo de Estudos em Ciência Tecnologia e Inovação - NCiTI. Professor e coordenador do curso de graduação em Administração da FPL e professor do Mestrado Profissional em Administração - MPA. Atuou em cursos de pós-graduação e graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Temas de interesse: Recursos Humanos em Organizações, Inovação e Estratégia.

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

Rocha Junior, V. M., Giroletti, D. A., & Lima, R. de J. C. (2018). Projeto Ser Criança: Avaliação e Resultados. Revista De Gestão E Projetos, 9(1), 130–147. https://doi.org/10.5585/gep.v9i1.524

Edição

Seção

Artigos