Impacto da Emissão de ADRs no Retorno de Ações de Empresas Brasileiras Listadas na BM&FBovespa
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.100Palavras-chave:
ADRs, Retorno de Ações, Empresas BrasileirasResumo
Nas últimas décadas, houve uma intensificação do processo de integração dos mercados de capitais no mundo, que gerou impactos profundos nas estratégias empresariais e facilitou o acesso ao capital internacional (Bell & Rasheed, 2016). Um dos instrumentos que está à disposição das empresas brasileiras e que visa facilitar a obtenção de recursos dos investidores institucionais são os ADRs (American Depositary Receipts), negociados nos Estados Unidos. Apesar de onerosos, espera-se que os ADRs tragam benefícios aos emissores, tais como: aumento da liquidez, redução da volatilidade e aumento do preço das ações, assim como a melhoria da imagem da empresa (Silveira, Barros & Famá, 2003). Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da emissão de ADRs na NYSE (Bolsa de Nova Iorque) no retorno de ações de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, através de modelos de regressão linear. Para tanto, foram coletadas informações das seis organizações que emitiram ADRs no período entre janeiro de 2007 e junho de 2017 e que se encaixaram nos objetivos desta pesquisa - Bradesco, Brasilagro, Eletrobrás, Gafisa, Oi e Santander. A análise dos resultados mostrou que, houve uma aumento substancial no retorno das ações de três empresas - Bradesco, Eletrobrás e Gafisa - e uma diminuição no retorno das ações de duas empresas – Santander e Oi. Uma das empresas – Brasilagro - não foi considerada na análise final, pois foram encontrados indícios de que o modelo de regressão linear não foi estatisticamente significativo para o cenário pré-emissão de ADRs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cleiton Ricardo Kuronuma, Roberto Preti Barciella, Rodrigo Takashi Okimura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.