Projeto de reestruturação da escola de saúde pública do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v11i2.25510

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Administração Pública, Escola de Saúde Pública

Resumo

Este relato técnico destaca o Projeto de Reestruturação da Escola de Saúde Pública do Ceará, precursor do InovaESP, com o objetivo de transformar a instituição em um Instituto de Ciência e Tecnologia, alinhado ao Plano de Modernização da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. O estudo de caso foi a metodologia adotada, envolvendo análise documental, entrevistas e observação direta e participante. Os resultados alcançados incluem a implementação de um novo modelo de gestão, a consolidação do escritório de gerenciamento de projetos e avanços na aprendizagem organizacional. A intervenção promoveu a adaptação a novas abordagens e instrumentos de gestão, com contribuições teóricas e implicações práticas, enquanto socialmente atua como agente de mudança cultural, transformando a Escola de Saúde Pública em uma organização que aprende, trazendo benefícios significativos para a gestão e sociedade.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Dulcélia Gurgel Ávila, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas

Referências

Banco Mundial. (2017). Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. The World Bank. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1042-6

Mundial, B. (2018). Propostas de reformas do sistema único de saúde brasileiro. Washington, DC, 1-16. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1354-0

SESA (2019). Secretaria da Saúde do Ceará. Plataforma de Modernização da Saúde - Guia. https://www.saude.ce.gov.br/download/nova-saude/

ESP-CE (2022). Escola de Saúde Pública do Ceará - Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Projeto Estratégico: Reestruturação da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP. Fortaleza, CE: Secretaria Estadual da Saúde. https://www.esp.ce.gov.br/institucional/gestao-estrategica/

Coutinho, H. (2019). Da estratégia ágil aos resultados. Editora Saraiva.

Carvalho, M. D., & Rabechini Jr, R. (2019). Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos (5a. ed.). São Paulo: Atlas.

Eder, S., Conforto, E. C., Amaral, D. C., & Silva, S. L. D. (2014). Diferenciando as abordagens tradicional e ágil de gerenciamento de projetos. Production, 25, 482-497. https://doi.org/10.1590/0103-6513.180413

Edmondson, A., & Moingeon, B. (1998). From Organizational Learning to the Learning Organization. Management Learning, 29(1), 5(20). https://doi.org/10.1177/1350507698291001

Gemino, A., Horner Reich, B., & Serrador, P. M. (2021). Agile, traditional, and hybrid approaches to project success: is hybrid a poor second choice? Project Management Journal, 52(2), 161-175. https://doi.org/10.1177/8756972819883021

Godói, C. K., Blikstein, I., Bandeira-De-Mello, R., da Silva, A. B., de Almeida Cunha, C. J. C., Godoy, A. S., ... & Oliveira, M. (2017). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Saraiva Educação SA.

Grander, G., Grapégia Dal Vesco, D., & Ribeiro, I. O. (2019). O efeito da governança de projetos e da gestão da realização de benefícios na estratégia das organizações: uma análise multigrupo sob o prisma de indicadores de desempenho. Revista de Gestão e Projetos, 10(2). https://doi.org/10.5585/GeP.v10i2.16222

Morris, P. W., & Geraldi, J. (2011). Managing the institutional context for projects. Project Management Journal, 42(6), 20-32. https://doi.org/10.1002/pmj.20277

Musawir, A. U., Serra, C. E. M., Zwikael, O., & Ali, I. (2017). Project governance, benefit management, and project success: Towards a framework for supporting organizational strategy implementation. International Journal of Project Management, 35, 1658–1672. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2017.09.002

Müller, R., Glückler, J., & Aubry, M. (2013). A relational typology of project management offices. Project Management Journal, 44(1), 59-76. https://doi.org/10.1002/pmj.21315

PMI, Project Management Institute. (2017). A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 6ª Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square.

Rabechini Junior, R., Carvalho, M. M. D., Rodrigues, I., & Sbragia, R. (2011). A organização da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competências e estrutura. Gestão & Produção, 18, 409-424. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2011000200012

Rabechini Jr, R., Carvalho, M. M. D., & Laurindo, F. J. B. (2002). Fatores críticos para implementação de gerenciamento por projetos: o caso de uma organização de pesquisa. Production, 12, 28-41. https://doi.org/10.1590/S0103-65132002000100003

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Ávila, M. D. G. (2023). Projeto de reestruturação da escola de saúde pública do Ceará. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 11(2), e25510. https://doi.org/10.5585/iptec.v11i2.25510

Edição

Seção

Relatos técnicos