TI Verde: Sustentabilidade por meio da Virtualização de Servidores

Autores

  • Newton Rocha da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.
  • Flavio Hourneaux Junior Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.3

Palavras-chave:

Virtualização, Servidores, Eficiência Energética

Resumo

A virtualização é a tecnologia de maior impacto na infraestrutura de TI das empresas. Está presente nas estratégias corporativas para cortar custos e oferecer soluções menos complexas e mais gerenciáveis, evidenciando que o crescimento numa infraestrutura tradicional não mais atenderá a evolução das aplicações de negócio. Tecnologias de comunicação móvel, redes sociais e comércio eletrônico exigem recursos de comunicação e armazenamento de dados, de tal forma que, prover espaço físico e energia elétrica, se tornou o grande desafio dos CIOs. A virtualização é a estratégia que inclui a preocupação ambiental com a redução do uso de energia elétrica no Data Center.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Rocha da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Mestrando em Administração - Programa: Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Tecnologia nos Negócios pela Fundação Instituto de Administração FIA (2010). Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário FIEO (2006). Capacitação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini e Expertise Tecnologia (2010). Certificação IT Service Management Foundation   According to ISO/IEC 20000 EXIN (Prova 2012). Certificação ITIL  Foundation EXIN (Prova 2005). Atuando como Analista de Arquitetura Técnica - TI do Banco Bradesco S.A. Experiência em Planejamento de Capacidade de TI - Baixa Plataforma e Redes de Armazenamento SAN (Storage Area Network).

Flavio Hourneaux Junior, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Graduado em Administração de Empresas (1990), Mestre (2005) e Doutor (2010) em Administração, todos cursados na Universidade de São Paulo (USP), com passagem pela Cranfield University (2009). Atual professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e do curso de graduação em administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Ex-professor do curso de Mestrado em Administração da Universidade Paulista (UNIP). Tem realizado trabalhos principalmente nos seguintes temas: estratégia, mensuração de desempenho, educação corporativa e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Silva, N. R. da, & Junior, F. H. (2013). TI Verde: Sustentabilidade por meio da Virtualização de Servidores. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 30–42. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.3

Edição

Seção

Relatos técnicos