Roi em Treinamento: Aplicação de uma Metodologia para Mensuração

Autores

  • Jose Eduardo Ferreira Lopes Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.
  • Marisa Aparecida Severino Alves Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Lina Eiko Nakata Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.72

Palavras-chave:

ROI em Treinamento, Avaliação de Treinamento, Efeitos de Treinamento, Indicadores de Treinamento

Resumo

Medir o retorno sobre o investimento em treinamento e desenvolvimento tem sido um grande desafio, bem como medir o retorno sobre as expectativas depositadas nos treinamentos. Assim, objetivou-se com este relato técnico, apresentar a adaptação e aplicação de um modelo para mensuração do retorno sobre investimentos – ROI em treinamento, além de avaliar a satisfação e reação ao treinamento, a aprendizagem e a aplicação do conhecimento adquirido. Para tal, realizou-se um experimento a partir de um programa de treinamento para os consultores de vendas de uma empresa de telecomunicações, cujo objetivo era ensinar vendedores a descobrirem necessidades implícitas dos compradores, qualificando o processo de vendas. Participaram do programa 36 consultores de vendas de um total de 138 consultores, divididos em duas turmas de 18 e que receberam o treinamento em momentos diferentes. Os resultados simulados sugerem a adequação do modelo para a mensuração do ROI, mas com algum nível de vulnerabilidade para captura dos indicadores de desempenho em vendas e extração do efeito treinamento em função de deficiências nos sistemas de gestão de vendas. Contudo, foi possível desenvolver o modelo para este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Eduardo Ferreira Lopes, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo -USP, São Paulo, (Brasil). Professor da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais, (Brasil). 

Lina Eiko Nakata, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - USP,  São Paulo, (Brasil). Professora de Administração da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais, (Braisl). 

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Ferreira Lopes, J. E., Severino Alves, M. A., & Nakata, L. E. (2016). Roi em Treinamento: Aplicação de uma Metodologia para Mensuração. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 4(2), 223–239. https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.72

Edição

Seção

Relatos técnicos