A instituição de ensino superior como geradora de inovação social: uma proposta de ROADMAP para a transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.19961

Palavras-chave:

Inovação social, Instituição de Ensino Superior, Roadmap, Extensão universitária, Quádrupla hélice

Resumo

O processo de transformação social se manifesta dentro de uma universidade inserida no contexto da Segunda Revolução Acadêmica, que assume a condição adicional das contribuições provenientes da Primeira Revolução Acadêmica. O objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar como o processo de inovação social acontece dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e propor um roadmap facilitador para promover a transformação social, por intermédio da implementação de atividades de extensão universitária. A metodologia é caracterizada pela pesquisa qualitativa-quantitativa de caráter exploratório, por intermédio de estudo de caso com a realização de entrevistas com gestores, grupo focal e aplicação de questionário com a comunidade escolar, executando uma análise de conteúdo apoiada em documentos disponíveis em plataformas acadêmicas. Os resultados mostram o potencial de influência social que uma IES pode exercer em torno de sua região, adquirindo um importante papel no processo de formação dos alunos e transformação da comunidade local. Assim, esse trabalho contribui ao lançar um roadmap capaz de ser um ferramental no estímulo da inovação social dentro de IES, possibilitando a gestão de atividades de extensão universitária, bem como a proposição de uma nova forma de aplicar o conhecimento em benefício comum, ao estimular o empreendedorismo e inovação social em prol do desenvolvimento econômico e social.

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Biografias Autor

Joyce Pinho Furlan, Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT

Bacharel em Administração

Lucca Brazile Beneton, Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT

Bacharel em Administração

Victor Brazile Beneton, Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT

Bacharel em Administração

Leandro Rodrigues da Silva, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Mestre em Adminsitração - Gestão da Inovação

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Pinho Furlan, J., Brazile Beneton, L., Brazile Beneton, V., & Rodrigues da Silva, L. (2021). A instituição de ensino superior como geradora de inovação social: uma proposta de ROADMAP para a transformação social. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 9(2), 216–238. https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.19961

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