Implantação de um escritório de projetos de inovação e desenvolvimento local em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.21499Palavras-chave:
Inovação, Escritório de Projetos, Desenvolvimento Local, Institutos FederaisResumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia desempenham um papel chave e determinante para o desenvolvimento econômico e social nos territórios onde atuam. Os Institutos Federais apresentam como um de seus objetivos realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o desenvolvimento científico e tecnológico. Este artigo apresenta como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), através da implantação de um Escritório de Projetos de Inovação e Desenvolvimento Local (EP), está articulando suas iniciativas para promover a inovação tecnológica e social, fomentando parcerias com organizações públicas e privadas, com foco no desenvolvimento científico e tecnológico. Este trabalho foi conduzido como uma pesquisa-ação, que pode ser definida como toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática (Tripp, 2005). São apresentados dados relevantes resultantes da implantação do EP, como o incremento de parcerias de cooperação técnica do IFRS com outras organizações.
Downloads
Referências
Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas Inovadoras. (2022). PD&I: entenda melhor esse conceito. Recuperado em 10 de janeiro de 2022, de https://anpei.org.br/pdi-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-entenda.
Brocke, J. V., & Rosemann, M. (2013). Manual de BPM – Gestão de Processos de Negócios. Porto Alegre: Editora Bookman.
Coeh, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research Methods in Education. 6a. ed. Nova Iorque: Routledge.
Dalkir, K. (2011). Knowledge Management in Theory and Practice. Cambridge: MIT Press.
Debevoise, T., & Geneva, R. (2011). The Microguide to Process Modeling in BPMN. Lexington: Booksurge.
Etzkowitz, H. (2008). The Triple Helix: University-Industry-Government Innovation in Action. New York: Routledge.
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2022). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFRS. Recuperado em 02 de abril de 2022, de https://ifrs.edu.br/institucional/documentos-norteadores/.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015). Parques & Incubadoras para o Desenvolvimento do Brasil: Benchmarking de Sistemas Internacionais de Inovação. Brasília: Autor.
Noll, R., Yanzer Cabral, A.R, Girotto, E., & Schüller, E. (2020) Portfólio de competências para interação de uma instituição de ciência e tecnologia com empresas. Anais: 30ª Conferência ANPROTEC 2020, edição virtual.
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (2008). Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Editora Bookman.
Project Management Institute (2018). Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK. 6° Edição. Newtown Square, Pensilvânia: Autor.
Organization For Economic Co-Operation and Development. (2005). Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação.
Oliveira, J. F. G., & Telles, L. O. (2011). O papel dos institutos públicos de pesquisa na aceleração do processo de inovação empresarial no Brasil. Rev. USP no.89: São Paulo.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (2020). Manual de Parcerias - Mecanismos e Instrumentos para a Dinamização de Habitats e Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação na RFEPCT. 2° Edição. Brasília: Ministério da Educação – MEC.
Schumpeter, J. A. (1976). Capitalism, Socialism and Democracy: Routledge.
Thiollent, M. (1997). Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas.
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466.
Vargas, R. (2018). Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos. Rio de Janeiro: Brasport.
Weisz, Joel. (2009). Projetos de Inovação Tecnológica: Planejamento, Formulação, Avaliação, Tomada de Decisões. Brasília: Editora IEL/Núcleo Central.
Yanzer Cabral, A. R., Blanco, D. M., & Figueiredo, A. M. (2017). Implantação de um escritório de projetos de inovação e desenvolvimento local em uma instituição de educação, ciência e tecnologia da Rede Federal de Ensino. Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/147.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Inovação, Projetos e Tecnologias
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.